Barreiras: Unidade Móvel de Saúde leva atendimento humanizado às comunidades e zona rural do município

Com a proposta de atender os bairros e comunidades que ainda não possuem Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde da Família (PSFs), a Unidade Móvel de Saúde de Barreiras percorre todos os meses as comunidades na zonas rural e urbana com objetivo de oferecer consultas médicas e odontológicas, serviços de enfermagem, laboratoriais, entrega de medicamentos, orientações e acompanhamento médico.

Na manhã dessa sexta-feira (12) a Prefeitura de Barreiras, através da equipe da Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu a comunidade do bairro Residencial Boa Sorte. Antes de iniciar o atendimento, são realizadas com os pacientes de cada comunidade palestras sobre a importância da saúde bucal, orientações às mães de como cuidar da saúde bucal dos bebês e crianças, como também, são disponibilizadas informações referentes aos cuidados com a alimentação e controle da hipertensão.

À espera do atendimento com o clínico geral, Priscila Thainara acompanhava de perto o atendimento odontológico que estava sendo realizado no seu filho, Thaeylon Renan, de oito anos. “Uma vez por mês essa equipe está aqui na nossa comunidade, fico muito contente com esses atendimento que são oferecidos pela Unidade Móvel de Saúde, agiliza muito as nossas demandas”, disse.

De acordo com o secretário municipal de saúde, a Unidade Móvel também realiza testes rápidos, aferição da pressão arterial e avaliação da glicemia. “Nossa objetivo é levar uma saúde humanizada para todos os munícipes e elevar a cobertura da Atenção Básica. Dessa forma, o atendimento realizado na Unidade Móvel tem chegado às pessoas que moram muito distante de Unidades de Saúde em Barreiras. Em alguns casos, são realizados consulta e acompanhamento domiciliar pela própria equipe, além de entrega de kits de higiene bucal no atendimento odontológico”, frisou Anderson Vian.

A presença da Unidade Móvel possibilita um atendimento mais rápido e fácil, principalmente na zona rural, atendendo às demandas, fazendo marcações de exames e entregando remédios disponibilizados pelo SUS, como também encaminhamentos ao Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Jardim Ouro Branco.

Na semana passada, a Unidade Móvel de Saúde esteve nas comunidades de Santa Rita e Barroção de Baixo. Amanhã (13) a Unidade atenderá no bairro Ribeirão, e no domingo (14) no bairro Boa Sorte. Já no próximo final de semana, sexta-feira (20) e sábado (21), os atendimentos acontecerão na comunidade Campuerê.

De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel de Saúde, Andreia Rocha, para a realização dos exames e consultas, é importante os pacientes estarem munidos de documentos pessoais e o cartão dos SUS. A equipe é composta ainda pelos profissionais Dr. Fernando Garcia, realizando atendimento médico, também o dentista Newton Miranda Garcia Neto, técnico em enfermagem Ricardo Garcia, assistente odontológica Eliete Souza, o motorista da Unidade Móvel, Antônio Almeida e o assistente técnico Fúlvio Sampaio.