Barreiras: Uma multidão de fiéis e turistas participou do retorno da Romaria do Senhor dos Aflitos que celebrou sua 298ª edição

Os cantos e preces dedicados ao Senhor dos Aflitos voltaram a ecoar nas ruas de Barreiras. Durante toda a madrugada deste domingo, 2 de julho, após a Missa de Envio na Catedral São João Batista, os milhares de fiéis peregrinaram em Romaria os 18 km até o Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos no povoado do Cantinho, uma celebração de 298 anos de tradição que não ocorria desde 2020, devido à pandemia da Covid-19.

O Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Moacir Arantes, conduziu pela primeira vez a bicentenária Romaria fazendo jus a expressão “Quem tem fé vai a pé” e assim, o fez ao lado dos fiéis até o Santuário do Senhor dos Aflitos.

“Que caminhada linda, cheia de fé e devoção. O que nos deixa mais feliz ainda foi a presença de muitos jovens, famílias inteiras e romeiros de todos os lugares, mostrando claramente o sinal de Deus que age no coração das pessoas. Essa devoção ao Senhor dos Aflitos é uma resposta do amor divino. Agradeço a Prefeitura, as pessoas que ajudaram e todos os romeiros, que Nosso Senhor dos Aflitos possa abençoar sempre”, destacou o bispo.

O prefeito Zito Barbosa, acompanhado pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, vereadores Otoniel Teixeira e João Felipe, secretários e subsecretários, esteve presente na Catedral e também participou da primeira Missa para os Romeiros no Cantinho, presidida pelo reitor do Santuário, padre Pedro Felipe.

Após a primeira missa, o prefeito Zito Barbosa conversou com os romeiros e falou da alegria em participar mais uma vez de uma das maiores romarias da Bahia. “Depois de 3 anos, retomamos com grande alegria a realização da Romaria do Senhor dos Aflitos. Uma multidão de fiéis de todos os lugares do Brasil, inclusive para nossa surpresa, a presença de muitos adolescentes e jovens, que vieram receber as bênçãos do Senhor dos Aflitos e participar dessa caminhada de fé. Esse ano, superamos a expectativa de pessoas, confirmando que a Romaria do Senhor dos Aflitos é um dos principais roteiros de manifestação de fé da Bahia”, finalizou o prefeito.

A Prefeitura, em parceria com a Diocese de Barreiras, realizou diversas ações para o sucesso dos festejos como a limpeza e cuidados com a Praça Lucinha Lins, das Avenidas Alberto Lins e Lucinha Lins, pinturas de meio-fio e manutenção da iluminação, deixando assim, o Cantinho muito mais bonito e receptivo para um grande número de fiéis e turistas, que este ano superou todas as edições com a estimativa que mais de 35 mil pessoas tenham passado pelo Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, ao longo do dia.

A jovem Iris Caroline, 17 anos, que faz parte do grupo Juventude Organizada com Amor, participou com amigos manifestando toda sua emoção. “Uma experiência inexplicável, com sentimentos de gratidão a Deus e ao Senhor dos Aflitos pelas graças recebidas”, disse. Já a romeira de Brasília, Jacilene Santana, também veio agradecer a promessa pela graça alcançada. “Meus pais sempre me traziam ao Cantinho, e mesmo morando em Brasília, eu continuo meu ato de fé, e este ano foi especial porque vim pagar uma promessa que fiz e recebi a graça. Estou emocionada porque o Senhor dos Aflitos é vivo em minha vida”, relatou emocionada.

Dircom/PMB- 3.7.2023