Barreiras: Semana das Mães é comemorada com homenagens e atividades interativas em diversos setores da Secretaria de Saúde

Em homenagem ao Dia das Mães, a Secretaria de Saúde de Barreiras desenvolveu uma semana de atividades especiais em diversos setores, com temas discutidos em rodas de conversas para grupos de gestantes, mães profissionais, pacientes e idosas do Projeto Idade Viva. A proposta foi valorizar a figura materna em todos os contextos.

As ações foram realizadas na Unidade de Saúde Herculano Faria, em Barreirinhas, com dinâmicas e entrega de cestas básicas. Já no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre, a recepção foi destinada para as mães profissionais e pacientes, oferecendo lanche coletivo e um jogral comemorativo. Um café da manhã com entrega de brindes e chocolates também foi preparado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para as mães na sala de espera.

Muita música, diversão e bate-papo marcaram as ações na semana das mamães do Projeto Idade Viva, localizado no bairro São Pedro. No local, um café coletivo, sorteio de brindes e depoimentos de filhos e netos emocionaram as participantes. Os cantores Rita Vaz, Jeferson Fernandes e o grupo CoralMente do CAPS animaram todas as mães ao longo da semana. Na oportunidade, as integrantes também participaram da roda de conversas com a psicóloga Maíra dos Santos, que abordou a temática do amor universal.

Na sexta-feira (12), um café da manhã também foi preparado em comemoração às mães profissionais do Centro de Controle de Zoonoses. No Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) teve uma roda de conversa e atividades interativas com a participação da equipe multiprofissional composta por psicólogos, enfermeiros, assistente social, educador físico, técnico de enfermagem, musicoterapeuta e equipe de apoio.

No Hospital da Mulher, as mamães internadas participaram na enfermaria, de um bate-papo sobre os desafios de ser mãe. No domingo (14), um café da manhã especial foi servido para as mães profissionais e para as recém-mamães. Já no Centro de Parto Normal (CPN), as gestantes e profissionais também participaram de palestras motivacionais, orientação perinatal, cuidados no pós-parto, cuidados com o recém-nascido e uma consultoria de aleitamento materno. O momento interativo contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso.

Para a subsecretária de saúde, Juana Jamille, todas essas atividades de acolhimento e que levam a mensagem do amor considerado universal, de carinho e doação das mães, seguem as propostas do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora. “A mãe é o maior símbolo de doação ao próximo, a existência humana está intrinsecamente ligada a elas e por isso, nossos equipamentos de saúde comemoraram esse dia com muito carinho, demonstrando a importância delas no dia a dia e, principalmente, na sociedade. Parabenizamos todas as mães pelo seu dia”, pontuou.

Dircom/PMB – 15.5.2023