Barreiras segue em frente atraindo investimentos e cada dia mais segura, a Capital do Oeste está fora do ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Cidade polo regional, Barreiras a cada dia atrai mais investimentos por ser uma cidade segura, bem cuidada e referência para se viver e trabalhar. A Capital do Oeste tem registrado nos últimos seis anos, uma queda significativa nos registros de violências, o que fez com que a cidade ficasse de fora do ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 publicado no último dia 20 de julho. Até 2017, conforme estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o município era apontado como a 14ª cidade mais violenta do Brasil, e nesta edição de 2022, Barreiras não aparece no ranking negativo.

A notícia publicada em todos os jornais de grande circulação nacional, aponta a lista das 50 cidades mais violentas do Brasil considerando municípios com mais de 100 mil habitantes, que apresenta taxas de homicídios e violência contra mulher (feminicídio), a Bahia lidera a lista e tem os quatro municípios mais violentos do país.

Os fortes investimentos nos últimos seis anos em infraestrutura com pavimentação e urbanização de diversos bairros e povoados, a transformação na qualidade da educação e assistência social, a ampliação na oferta dos serviços de saúde, assim como os investimentos em equipamentos de esportes, fortalecimento das ações culturais e geração de emprego e renda, contribuíram diretamente para a prevenção e redução da violência. O prefeito Zito Barbosa comemorou o resultado, destacando a importância do papel da administração municipal como catalisador dessa transformação, atrelado ao trabalho articulado e coordenado das forças de segurança.

“Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de transformar Barreiras em uma cidade mais humana, melhor cuidada, organizada e segura para as nossas famílias, uma cidade que fosse referência de lugar para se investir, viver e trabalhar. E estamos sim, conquistando isso a cada dia, e temos obtido excelentes resultados com nossa cidade se tornando referência de governança e gestão, atraindo investimentos e se consolidado como polo de desenvolvimento nas mais diversas áreas. Com isso deixamos no passado o ranking de violência, que até 2017 apontava Barreiras como a 14ª cidade mais violenta, considerando municípios com mais de 100 mil habitantes e hoje, graças a Deus, estamos totalmente fora da lista do Anuário Brasileiro de Segurança Pública”, destacou Zito Barbosa.

Ainda segundo o Chefe do Executivo, está fora desse ranking negativo com tudo que o país e o estado atravessam, é sim, motivo para comemorar. “Isso também é resultado das sólidas parcerias que cultivamos com todas as forças de segurança do nosso município, através da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito e Guarda Civil Municipal que envolvem o CPR-Oeste, 11ª Coorpin,  Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, Distrito Integrado de Segurança Pública – DISEP, as Companhias 83ª CIPM, 84ª CIPM, Companhia Independente de Policiamento Tático – CIPT/Oeste – Rondesp, 10º BEIC, Companhia Independente da Polícia Rodoviária Estadual, Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar – GRAER, 17º Grupamento de Bombeiros Militar, Delegacia da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.  É Barreiras crescendo e seguindo em frente, é nossa Capital do Oeste cada dia mais desenvolvida e segura”, finalizou o prefeito.

Ranking de violência– O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública. A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor.

Dircom/PMB – 27.07.2023