Barreiras sediou Encontro Territorial da Bacia do Rio Grande para apresentação e confirmação da implantação do Programa Corra pro Abraço

A Capital do Oeste foi sede do Encontro Territorial da Bacia do Rio Grande na tarde de sexta-feira, 18, no auditório da Aiba, reunindo secretários municipais, gestores, profissionais de Assistência Social, Saúde e Justiça, com o objetivo de conhecer detalhes do Programa Corra pro Abraço, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades), que será implantado em Barreiras para atender os municípios do território. Em atividade há 10 anos, o programa atua para garantir direitos e cuidados integrais a pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e se encontram em situação de rua, estão em conflito com a Lei ou em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema.

A secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Dicíola Baqueiro, a subsecretária Maritânia Gonçalves e equipe técnica da pasta, recepcionaram o superintendente estadual de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis, Gabriel Oliveira; a diretora de Acolhimento, Tratamento e Reinserção Social, Alessandra Coelho; a diretora de Prevenção e Redução de Riscos e Danos, Luciene Santana; o defensor público Jean Carlos Braga; a coordenadora municipal de Saúde Mental, Denny Samper; representantes de instituições e profissionais dos 14 municípios da Bacia do Rio Grande.

Após apresentação, o superintendente estadual Gabriel Oliveira discorreu sobre o Corra pro Abraço, destacando Barreiras como primeira unidade territorial a receber a sede do programa. “O programa Corra pro Abraço tem sede em Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, e agora com o processo de territorização, o município de Barreiras terá a primeira sede atendendo os municípios da Bacia do Rio Grande. Contamos com uma equipe multidisciplinar com 14 profissionais, com estratégias baseadas na redução de danos e na arte-educação, aproximando os beneficiários de políticas públicas que, por conta de estigmas e desigualdades sociais, parecem inacessíveis ou de difícil acesso, prioritariamente serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça”, comentou o superintendente.

As diretoras Alessandra Coelho e Luciene Santana detalharam as ações desenvolvidas e os pontos positivos, com histórias de mudança de vida de inúmeros beneficiários e amplitude do programa de forma intersetorial, abrangendo os equipamentos socioassistenciais, saúde mental e sistema prisional. A coordenadora de Saúde Mental, Denny Samper, destacou a importância da sede do programa. “Sabemos das dificuldades encontradas pelas equipes do CAPS/AD, do Centro Pop e demais equipamentos de apoio a população de rua, durante a abordagem e acolhimento aos usuários de psicoativos, mas com a chegada do Corra pro Abraço, teremos um grande apoio na luta pela proteção dos vulneráveis”, disse.

A secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras entregou um Diagnóstico Socioassistencial com dados sobre pessoas em situação de rua ao superintendente Gabriel Oliveira e agradeceu a presença dos municípios, profissionais da saúde, educação, assistência social e órgãos vinculados a Justiça, reforçando o trabalho que vem sendo realizado em Barreiras.

“É muito importante esse olhar sensível do Governo do Estado para os municípios do Oeste, principalmente para o território da Bacia do Rio Grande. Felizmente, Barreiras tem uma gestão municipal que já vem executando diversas ações para as pessoas em vulnerabilidade social e população em situação de rua através dos equipamentos sociais e de saúde. Com a ampliação por meio do programa Corra pro Abraço tenho certeza, que teremos muito êxito na prevenção ao uso abusivo de drogas, inclusão social e atenção a grupos vulneráveis. Somos parceiros sim, acreditamos nessa iniciativa e seguimos trabalhando de forma intersetorial para somatizar ações para o coletivo”, destacou  Dicíola Baqueiro.

Dircom/PMB-21.8.2023