Barreiras sedia o II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos – Ecoba 2023

A Capital do Oeste da Bahia sedia o II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (Ecoba), considerado o maior e mais importante evento voltado para discutir os recursos hídricos do estado, que teve início nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7), com objetivo de elaborar o Plano de Trabalho para 2024, pontuando as contribuições de cada representante dos 14 Comitês de Bacias, pertencentes ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos no território do Estado da Bahia e Interestadual.

Na cerimônia de abertura, que aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, participaram o coordenador geral do Fórum Baiano de Comitê da Bacia Hidrográfica (FBCBH), Anselmo Caires; presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) e secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior; o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi; promotora de Justiça da Bahia, Luciana Khoury; superintendente de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Flávio Henrique Magalhães, chefe de Gabinete do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Welton Luís Costa; representando a Agência Nacional de Águas (ANA), Osman Fernandes; presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira e representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Iracy Dias.

“É com grande alegria e satisfação, que nos reunimos nessa abertura da segunda edição do Ecoba, momento que representa uma conquista de termos hoje a possibilidade de contar com a parceira fundamental da Sema e do Inema, no fortalecimento da proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Precisamos trabalhar juntos, nessa construção de políticas públicas que reforcem o papel fundamental dos Comitês, como importantes atores nas discussões e decisões, que impactarão diretamente em todos os nossos recursos hídricos”, pontuou o  coordenador geral do Fórum, Anselmo Caires.

Ecoba, organizado pelo Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), traz para esta edição o debate sobre os recursos hídricos e o agronegócio, a Política Estadual dos Recursos Hídricos, e ainda, a água e a economia. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, anfitrião do evento, durante esses quatro dias, os diálogos e planejamentos voltados para a gestão e governança das águas, fazem parte da programação que conta com representantes de comitês de todo Brasil.

“Agradecemos a participação de todos nesse segundo encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas, desta vez realizado aqui no Oeste da Bahia. Aqui é um espaço plural de diálogo, é um evento que tem o objetivo de realizar um planejamento para 2024 com a colaboração dos 14 comitês. A CBH Grande está atuante na construção de projetos, que reforçam esse cuidado com a água. Seguiremos nesses próximos dias com a construção de políticas públicas, reforçando esse entendimento de que a água é fundamental para todos e precisa desse olhar cuidadoso”, ressaltou Demósthenes Júnior.

Durante a realização do Ecoba em Barreiras, serão debatidos temas atuais que contemplam painéis de discussão sobre as diversas temáticas, momento oportuno para os membros dos Comitês, Instituições e o público em geral, debaterem sobre: recursos hídricos, governança hídrica, a importância do papel dos Comitês de Bacia para manutenção da navegação e o escoamento da safra, instrumentos econômicos e captação de recursos financeiros da área de recursos hídricos, e ainda a realização de uma reunião plenária destinada à eleição da nova Coordenação do Fórum Baiano de CBHs.

Na sexta-feira (7), terá uma reunião extraordinária do FBCBH destinada à eleição da nova Coordenação do Fórum Baiano de CBHs. Na oportunidade, será elaborada a minuta da “Carta de Barreiras”, com a síntese dos principais temas que foram debatidos durante o II Ecoba, em cada um dos quatro painéis temáticos.

O evento pode ser acompanhado ao vivo pela internet, através do chat interativo do canal no YouTube (https://www.youtube.com/@forumbaianocbhs144).

Dircom/PMB – 5.7.2023