Barreiras: Secretaria de Segurança Cidadã concentra órgãos e atendimentos no Centro Integrado de Segurança e Trânsito

Referência em segurança em todo o Estado da Bahia, a Capital do Oeste conta agora com um Centro Integrado de Segurança e Trânsito (CIST), entregue à população na noite de sexta-feira, 18, pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. O Centro integrará em um único local os serviços prestados a sociedade nessa área, com o objetivo de proporcionar melhor atendimento, agilidade e comodidade, reunindo no mesmo espaço a sede da Secretaria, os departamentos da Guarda Civil Municipal (GCM), da Coordenadoria de Trânsito (Cootrans), e ainda a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).

Na oportunidade, foram entregues certificados aos Guardas Civis Municipais que participaram da primeira capacitação interna para inspetores com 60 horas de aula. A capacitação, que contou com diversos parceiros das forças de segurança, focou no aperfeiçoamento dos agentes do quadro de comando para que possam atuar com mais segurança e legitimidade, tanto na proteção ao patrimônio, como também da população. Durante o ato solene foram homenageados com certificados “Amigos da Guarda Civil Municipal”, personalidades da sociedade que colaboram de maneira integrada junto à Secretaria, com relevantes serviços de segurança para toda população.

Participaram deste ato o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário e subsecretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio e Cristiano Rans, respectivamente; chefe de Gabinete, Melchisedec Neves; comandante e subcomandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira e GCM Barbosa; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; também os vereadores Otoniel Teixeira, B.I Ayres, Valdomiro José e Francisco Sobrinho; subinspetor da GCM, José Carlos; além de secretários e subsecretários municipais.

“Parabenizamos a Secretaria de Segurança Cidadã por mais essa inovação, centralizando todos os serviços ofertados à população em um único espaço. Agradeço a parceria de todas essas instituições presentes neste evento, sem sombras de dúvidas, o desenvolvimento e a qualidade de vida que temos em nossa cidade devem-se a um dos indicadores importantes que é a segurança. O município de Barreiras consegue também esse respaldo positivo através desse engajamento entre as forças de segurança municipal, estadual e federal. A gestão municipal reconhece esse trabalho da Guarda, a exemplo de muitos serviços e melhorias que já foram implantados e que reforçam esse empenho realizado diariamente por esses homens e mulheres de coragem”, citou o vice-prefeito, Emerson Cardoso.

Os Amigos homenageados da Guarda Civil Municipal também compareceram ao evento, com destaque para o comandante do CPRO, Cel. Soares; inspetor chefe da PRF, Cleiton Correia; comandante do 17º Corpo de Bombeiros, Ten. Cel. Leonardo Cedraz; delegado da PF, Gideão Ribeiro e ainda representantes do 10º BEIC, 4º BEC, Polícia Civil e 83ª e 84ª Companhia Independente de Polícia Militar.

O secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras falou da importância do Centro Integrado de Segurança e Trânsito para o município e agradeceu a presença de todos neste dia que também entra para história do município no quesito reforço e qualificação da segurança pública municipal. Emocionado, o secretário agradeceu, principalmente, a presença de seus familiares, sua mãe Lurdes Sampaio, irmão Marcelo Sampaio, esposa Glaucia Barbosa e do filho Arthur Sampaio.

“Aqui no Centro Integrado de Segurança e Trânsito de Barreiras, a população contará com todos os serviços referentes à segurança municipal em um único local, como a realização do cartão de estacionamento para pessoas com prioridades, assuntos relacionados ao trânsito e da Guarda Civil Municipal, atendendo com mais presteza e agilidade toda população. Agradeço a todos que compareceram nesta noite, os GCMs que concluíram o primeiro curso de capacitação e ainda os Amigos da Guarda, o apoio de todas essas entidades, ladeados com os mesmos objetivos referentes à segurança pública. É fundamental e se soma ao êxito de transformar nossa cidade como a melhor de toda Bahia para morar, produzir, viver e ser feliz”, pontuou o secretário.

Dircom/PMB – 21.8.2023