Barreiras: Secretaria de Saúde, PET-Saúde e UFOB realizam capacitação sobre formas de prevenção ao suicídio e a automutilação

Com objetivo de capacitar os servidores da saúde através do Programa PET-Saúde Gestão e Assistência, para atuarem de maneira saudável e eficiente no atendimento frente a situações de suicídio e automutilação, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Oeste – UFOB, promoveram nesta terça-feira, 7, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, a palestra “Intervenção em Crise Suicida e Automutilação”.

A secretária de saúde Jamile Rodrigues deu as boas-vindas e acompanhou a atividade conduzida pela neuropsicóloga, psicóloga e pedagoga Shalana Oliveira, que agrega ações de fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental dentro do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, que funciona por meio de atuação conjunta entre Secretaria Municipal de Saúde e UFOB. A palestra seguiu a linha de diálogo com o público, compartilhando experiências, levando informações aos servidores municipais e acadêmicos da área de saúde.

“O amor é justamente a capacidade de assimilarmos e acolhermos aquilo que, em um primeiro momento, nos parece estranho, difícil, diferente, angustiante e insuportável. É somente a partir do apoio e acolhimento que conseguimos trabalhar a prevenção ao suicídio e também da autolesão”, destacou Shalana.

A coordenadora geral do PET-Saúde Gestão e Assistência, e enfermeira do trabalho da Secretaria de Saúde de Barreiras, Kadya Carlos explica que a iniciativa integra ações de reconhecimento e promoção de saúde mental nas unidades de atendimento do município. Já a secretária de saúde, Jamile Rodrigues, apontou a importância do apoio também aos profissionais da rede de saúde para lidar com as situações e a parceria com a UFOB.

“Essa parceria com a UFOB é muito importante, e já estamos no segundo encontro de formação através do PET- Saúde. Também contamos com os acadêmicos em nossa rede de atendimento, auxiliando e proporcionando metodologia, pesquisa e apoio através dos cursos de medicina, farmácia, nutrição e ciências biológicas. Agradeço o empenho da coordenadora do PET-Saúde e enfermeira Kadya, nossos servidores da saúde que compareceram, a psicóloga Shalana, os professores e acadêmicos, que atenderam ao convite para saber mais sobre o suicídio e automutilação. Precisamos entender mais sobre as causas multifatoriais que contribuem para o ato suicida, para que nas unidades de saúde, os profissionais possam orientar e ajudar. Temos uma coordenação de saúde mental, temos profissionais de psicologia e o compromisso de sempre oferecer uma saúde humanizada a toda população”, destacou a secretária Jamile.

Dircom/PMB – 8.3.2023