Barreiras: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade lança 10.400 alevinos no Rio Grande e Rio Branco

Na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou a soltura de 10.400 alevinos das espécies nativas curimatã, surubim, cari e pacu, com aproximadamente 8cm de comprimento, nos rios Grande e Branco. Os alevinos para o peixamento é resultado de uma ação de compensação por danos ambientais, realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria Regional Ambiental (PJRA), em que beneficia a sociedade e o meio ambiente, em especial a Bacia Hidrográfica do Rio Grande, recompondo a sua ictiofauna, colaborando para a preservação de espécies ameaçadas e na manutenção dos estoques pesqueiros dos rios.

Vale ressaltar que essa ação de repovoamento dos rios em Barreiras, já está inclusa no Projeto de revitalização das bacias do Rio Grande e afluentes do São Francisco. “O peixamento de espécies nativas é importante tanto para o repovoamento da fauna aquática, quanto para o fomento alimentar das famílias ribeirinhas, o fortalecimento econômico dos pescadores e também da promoção da educação ambiental, demonstrando a importância de todo o ecossistema”, destacou o secretário de Meio Ambiente Demósthenes Junior.

Em 2021 até o momento, já foram realizados três peixamentos nos rios do município.  A primeira etapa desse projeto ocorreu em outubro de 2021 com a lançamento de 15.000 alevinos e a segunda etapa em fevereiro de 2022, com o repovoamento de 40.000 alevinos, ambos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Já o terceiro repovoamento ocorreu nesta quinta-feira (28), por meio da ação de compensação, com a soltura de 10.400 alevinos.

Dircom/PMB 28.04.2022