Barreiras: Secretaria de Assistência Social e Trabalho dá início a execução de atividades para receber o Selo Unicef

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho, por meio da equipe intersetorial do Selo Unicef, composta por representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Diretoria da Proteção Social Básica e Especial, se reuniu nesta quarta-feira (16), com adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), dando início às ações práticas, com o objetivo de conquistar, pela terceira vez, o Selo Unicef. O encontro aconteceu na Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda, no Conjunto Habitacional Buritis I.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes faz parte da metodologia do Selo UNICEF, que tem ações descentralizadas e intersetoriais, com o objetivo de articular com adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, programam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. Por meio de formação e atividades de transformação, o mobilizador dos adolescentes em conjunto com a equipe intersetorial acompanhará de perto cada atividade realizada pelos adolescentes.

Participaram do encontro, a articuladora do Selo UNICEF Jelzira Figueiredo; mobilizador de adolescentes, Luiz Matheus; mobilizadora da Educação, Dalzige Pires; mobilizadora da Saúde, Fernanda Gomes; mobilizador da Assistência Social e Trabalho, Lucas Emmanuel e a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Tatiara Livia.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

1ª Fórum Comunitário

Na mesma data, uma reunião no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), entre a equipe intersetorial do Selo UNICEF, com o Presidente do CMDCA, Diego Toyonaga e a vice-presidente, Karlúcia Macêdo, falaram sobre a realização do 1ª Fórum Comunitário onde os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) estarão validando e aprovando o Plano de Participação Cidadã dos Adolescentes (PPCA).

Em sua fala, a vice-presidente destacou a importância e o papel do poder público na promoção da garantia dos direitos da criança e do adolescente. “O nosso objetivo é desenvolver projetos que tragam mudanças significativas na vida das nossas crianças e adolescentes do município. Para isso acontecer de fato, é necessário trabalhar ações de forma intersetorial envolvendo a saúde, educação, assistência social e os diversos atores do sistema de garantia desses direitos. O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes precisa atuar em constante diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para que juntos, possamos garantir que as decisões levem em conta a opinião e propostas destes sobre questões ligadas aos seus direitos”, disse Karlúcia Macêdo.

Dircom/PMB 18.02.2022