Barreiras: pessoas a partir de 42 anos recebem a primeira dose de vacina contra a Covid-19

Menos de 15 segundos, esse é o tempo gasto pelas vacinadoras da Secretaria Municipal de Saúde para aplicar a primeira dose do imunizante da Pfizer contra a Covid-19, disponibilizada à população de Barreiras, a partir de 42 anos de idade, nesta segunda-feira, 05. Seguindo o critério por faixa etária, conforme preconizado pela Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), mais uma etapa foi realizada no Posto de Vacinação Covid-19, localizado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha.

Com a vacinação ocorrendo desde o fim de semana, Barreiras já ultrapassou a marca de 49 mil que receberam a primeira dose. A dona de casa, de 48 anos, Joelma de Oliveira falou com orgulho sobre o momento. “Fiquei muito feliz em saber que tinha vacina, ela é para proteger a gente, então só posso sentir felicidade. As pessoas precisam vir, não tem que ter medo, é para a nossa saúde, não é nenhum bicho de sete cabeças, é importante prevenir porque muita gente está morrendo. Meu recado é que todos venham se vacinar”, destacou.

No sábado, 03, Barreiras recebeu um lote com vacinas Janssen com 1.725 doses, e mais 1.476 novas doses da vacina Pfizer. A Secretaria de Saúde ressalta que além destas, as vacinas de Oxford e Coronavac também são ofertadas na medida em que chegam ao município e todas têm sua eficácia comprovada. “Vale ressaltar que a vacina boa é a que está no nosso braço, todas que são disponibilizadas são eficazes e salvam vidas. Continuaremos trabalhando com celeridade, dentro do estabelecido pelo Programa Municipal de Imunização, para proteger nossa população e continuar vendo nossos índices de ocupação de leitos caindo cada vez mais”, destacou o secretário de saúde Melchisedec Neves.

No ato da vacinação é necessária a apresentação do cartão de vacinas, do SUS, RG e CPF. Interessados em ajudar as famílias em vulnerabilidade social também podem doar alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal no Drive-Thru Solidário, também situado no Parque.