Barreiras: No Dia de São José, comunidade que tem o santo como padroeiro recebe lançamento de obra da Prefeitura

O dia começou nublado e com promessa de chuva, nesta terça-feira (19), data que homenageia São José e na tradição popular, traz na chuva a promessa de uma boa colheita. Foi com este espírito de esperança em dias melhores, que os moradores da comunidade de São José do CTI, em Barreiras se reuniram em frente à igreja local para acompanhar o prefeito Zito Barbosa assinar a ordem de serviço para construção de uma quadra poliesportiva na localidade.

A quadra faz parte do maior programa de obras já realizado por uma prefeitura em todo o estado, que está sendo lançado pelo prefeito Zito Barbosa, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo e secretários, foi a primeira de outras 13 a serem construídas no Município. “Escolhemos esta comunidade para dar início ao lançamento de 14 quadras neste dia tão especial, dia de São José, essa comunidade tem uma forte ligação com minha família, onde meu pai e minha mãe fizeram grandes amizades e que sempre recebeu atenção de seu mandato como vereador de Barreiras. Além desta quadra, em breve iniciaremos a pavimentação em bloquete neste povoado e assumiremos o controle do sistema de abastecimento de água, desonerando os moradores do pagamento da taxa atual”, anunciou o prefeito.

Para o líder comunitário e representante da localidade, José Lima, a quadra poliesportiva é uma obra sonhada há muitos anos. “Em outros momentos nossa comunidade ficou esquecida, mas hoje começa a ser conhecida porque temos aqui o segundo maior campeonato de futebol rural de Barreiras, temos o nosso boia-cross e ainda, o orgulho de termos a professora que se destacou como a melhor profissional da zona rural. Com esta quadra, haverá o fortalecimento no nosso esporte e a integração da juventude daqui com povoados próximos”, disse.

O diretor do departamento de esportes, Fernando Machado destacou o comprometimento da atual gestão no incentivo ao esporte barreirense. “Em quase 130 anos, foram construídas apenas sete quadras poliesportivas em Barreiras. O governo tem feito um esforço ímpar para dotar o município com quadras e centros desportivos, tenho certeza que vamos encerrar esta administração com o maior número de quadras já construído nestes anos todos, em Barreiras”, destacou.

Quem fez questão de participar do evento foi Venceslau Rodrigues dos Santos (Venço), que aos 82 anos, carrega na história de vida a própria história do São José do CTI. Pioneiro, foi um dos homenageados pelo prefeito Zito Barbosa e não escondeu o orgulho de fazer parte da construção da localidade. “Fui professor leigo daqui, ensinava as primeiras letras na minha casa, hoje muitos dos meus alunos estão formados, são doutores. E que alegria ver este benefício chegar ao São José, prova do compromisso do nosso prefeito para com todos nós”, disse o antigo professor.

Além da população do São José, a cerimônia reuniu os secretários municipais, Cátia Alencar (Educação), Gislaine Barbosa (Administração), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), José Marques (Agricultura), Anderson Vian (Saúde), sub secretário Roberto Carvalho (Indústria e Comércio), a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o comandante da Base Comunitária da Santa Luzia, Ten. Éder Santos, assessores e diretores de departamentos. Os vereadores Otoniel Teixeira, Cézar da Vila, Alcione Rodrigues também prestigiaram o evento.

Dircom/PMB – 19.03.2019