Barreiras: Múltiplas Ações de Limpeza e Sanitização já chegou aos bairros Flamengo e Serra do Mimo e impactam positivamente no controle das arboviroses na cidade

Deflagrada em janeiro deste ano, a maior operação de múltiplas ações de limpeza e sanitização já vista em Barreiras, executada pela Prefeitura dentro do Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, com a intervenção das Secretarias de Infraestrutura; Saúde; Segurança Cidadã e Trânsito; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Tecnologia, Procuradoria Geral do Município e Chefia de Gabinete, se divide em duas etapas e teve início na Avenida Souza Moreira, alcançando em seguida, os bairros Jardim Vitória, Alphaville, Mimoso, Sombra da Tarde, ACM, Santa Luzia, Vila Nova, Loteamento Rio Grande, São Miguel, Vila Dulce, Conjunto Habitacional Rio Grande, entorno do Cais e Centro Histórico.

No momento, as equipes se concentram na região dos bairros Flamengo, Serra do Mimo, Bandeirantes e Novo Horizonte, executando serviços de poda, capina, roçagem, recolhimento de entulhos, varrição, pinturas de meio-fio e requalificação asfáltica. São mais de 200 profissionais equipados com maquinários como motoniveladora, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, trator com roçadeira, caçambas e caminhões, envolvidos na operação.

Nesta etapa serão contemplados também os bairros Jardim Ouro Branco, Sandra Regina, Vila Regina, Aratu, Morada da Lua, São Paulo, Ribeirão, Boa Sorte, Residencial Boa Sorte, Recanto dos Pássaros e Antônio Geraldo. Já na segunda fase será a vez da Vila Rica, Vila dos Funcionários, Santo Antônio, Conquista I e II, Santa Helena, 29 de Julho, São Mateus, Parque da Cidade, São Sebastião, São Pedro, Maria Percília, Barreirinhas, Morada Nobre I e II.

Como parte integrante das ações de limpeza e sanitização, a Prefeitura por meio das ações do Centro de Controle de Zoonoses, vem executando um minucioso monitoramento no controle das arboviroses como a dengue, zika, chikungunya e a febre amarela, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o último levantamento realizado esta semana, mais de 11 mil imóveis já foram inspecionados e o índice de infestação acumulado no ano está em 0,38%, abaixo do índice de referência preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%, o que demonstra o impacto positivo das múltiplas ações de limpeza e sanitização na cidade e o cuidado com a saúde pública da população.

De acordo com o prefeito de Barreiras, além da densa operação de limpeza que se desenvolve pelos bairros da cidade, as equipes da Infraestrutura vêm dando atenção especial às principais avenidas e acessos da Capital do Oeste. “Nosso cuidado com a cidade é constante e se intensifica a cada dia, ao passo que avançamos com a operação de múltiplas ações de limpeza e sanitização, com as equipes da Prefeitura, parceiros e voluntários, realizando intervenções nos bairros, eliminando principalmente focos do mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. Nossas equipes estão, também, distribuídas em pontos estratégicos para cuidar dos acessos da cidade que se prepara para comemorar seus 131 anos de emancipação política. Todo esse trabalho demonstra nosso cuidado com a nossa população e carinho com a nossa cidade, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, destacou Zito Barbosa.

Dircom/PMB 04.05.2021