Barreiras Folia 2020: Barraqueiros e ambulantes recebem orientações sobre o trabalho durante o Carnaval

A Comissão Organizadora do Barreiras Folia reuniu, nesta quinta-feira (13), as secretarias de Indústria, Comércio e Serviços; Infraestrutura; Meio Ambiente; Administração; Assistência Social; Procuradoria; Vigilância Sanitária e Ministério Público Estadual para, juntos, receber os barraqueiros e vendedores ambulantes que irão trabalhar durante os cinco dias do Barreiras Folia 2020, de 21 a 25 deste mês. O encontro serviu para reforçar as normas de segurança, noções de higiene, combate ao trabalho infantil e regras gerais que deverão ser cumpridas para o bom andamento das atividades e a garantia do conforto dos foliões e dos próprios comerciantes.

“Estamos reforçando a parceria da Prefeitura com todos os vendedores que ocuparão os 304 pontos de comercialização de bebidas, comidas e outros itens durante o Carnaval, entendemos que o sucesso do evento depende de cada um que integra esta grande corrente, tanto os que trabalham, quanto os que organizam. Juntos, e com comprometimento, todos terão o resultado esperado. Para estes comerciantes, a renda do carnaval é garantia de manutenção financeira até o meio do ano, portanto o empenho para que a festa seja exitosa, é de todos”, destacou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Costa.

Uma das grandes preocupações da comissão organizadora é a de evitar o acesso e permanência de menores em pontos de venda, estimulando o trabalho infantil. Para isso, uma ação coletiva será posta em prática, seguindo os anos anteriores. “Em 2019 registramos quase 200 notificações relacionadas ao trabalho infantil, queremos reduzir esse número, para isso estaremos com um ponto de apoio no Circuito Aguinaldo Pereira, onde o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância estará de plantão para coibir e retirar crianças e adolescentes que estiverem acompanhando os adultos em locais de comercialização de produto”, explicou a coordenadora da secretaria de Assistência Social, Denise Mesquita.

Assim como nos anos anteriores todos os barraqueiros e ambulantes cadastrados para trabalhar no Barreiras Folia (circuitos Aguinaldo Pereira e Zé de Hermes) contarão com o apoio na Creche Sagrado Coração de Jesus das 18h às 6h da manhã, para deixar seus filhos em segurança e com todo o conforto e cuidados necessários, durante as noites da festa.

Para o promotor de justiça André Fetal, que junto a outros quatro promotores compõe a equipe fiscalizatória e de acompanhamento das ações prévias ao carnaval, o trabalho de orientação e o planejamento da administração municipal são fundamentais para o êxito do evento. “Carnaval envolve riscos de acidentes, aliciamentos e sequestros, portanto essas ações se traduzem em medidas de segurança física eficazes. Se todos cumprirem o seu papel as ocorrências serão ínfimas. Estamos falando de deveres e de observância dos direitos de todos”, disse.

As fiscalizações diárias da vigilância sanitária, enfatizando principalmente a higiene na manipulação, preparo e conservação dos alimentos; da secretaria de Meio Ambiente coibindo a entrada e utilização de itens como garrafas, facas, mesas e cadeiras de metal, foram reforçadas aos presentes. Também foi destacado, pela Procuradoria Municipal, a importância de os vendedores cumprirem as orientações vigentes no contrato de trabalho firmado entre estes e a Prefeitura, como forma de evitar problemas e buscar com que o trabalho transcorra sem contratempos.

Às 17h foi a vez dos comerciantes localizados no entorno dos circuitos Aguinaldo Pereira e Zé de Hermes se reunirem com a comissão organizadora do Barreiras Folia, secretarias, setores de governo e Ministério Público. Orientações específicas para os donos de restaurantes, lanchonetes e pontos de vendas de bebidas e comidas foram repassadas pela equipe técnica. Assim como no evento da manhã, o encontro buscou organizar a forma de trabalho visando o bem-estar dos foliões e da população em geral, com ênfase na manutenção da segurança e da ordem durante os dias do Barreiras Folia.

Dircom/PMB – 13.02.2020