Barreiras: Feira Cultural de Natal encanta público com cantatas, decoração e artesanato natalino na Praça Castro Alves

A magia do Natal encantou o público que compareceu nesta segunda-feira (09) no primeiro dia da Feira Cultural de Natal promovida pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Integrando a programação “Uma Natal de Luz pra uma Linda Cidade”, a feira é coordenada pela Diretoria da Cultura e a exposição na Praça Castro Alves reúne 25 artesãos independentes, associados da Associação Barreirense dos Artesãos – ASBART e Casa do Trabalhador.

Nas barracas personalizadas, as cores e o brilho nas peças de crochê, panos de pratos, camisetas, amigurumis, sabonetes artesanais, caixas decoradas, artigos em MDF, cosméticos naturais, artes plásticas, caricaturas e bonecas decorativas, chamam atenção dos visitantes. A dona de casa, Maria de Lurdes já comprou o presente para o amigo secreto. “Estou encantada com tanta variedade, fiquei indecisa na hora de escolher o presente, mas optei pelo sabonete artesanal e um lindo pano de prato natalino, e tenho certeza que minha amiga vai amar”, disse.

A feira acontece de 09 a 11 de dezembro, das 16h às 22h e ainda conta com uma programação musical especialmente preparada para as cantatas natalinas. Durante a tarde, na abertura da feira, a secretária de educação Cátia Alencar, a subsecretária Emília Moreno e o diretor de cultura, Lucas Barreto compareceram para prestigiar os artesãos. “Essa é uma oportunidade para as famílias visitarem, assistirem as apresentações, conhecerem e adquirirem produtos do artesanato produzido por artesãos da cidade. Temos esse compromisso com a cultura, de fomentar e promover esses espaços para a arte de Barreiras”, salientou a secretária Cátia.

A diretora financeira da ASBART, Zezé Fernandes Diesel, não escondeu a emoção ao expressar a valorização aos artesões e artistas locais. “Sinceramente estávamos precisando desse apoio, e nessa gestão ganhamos valorização e visibilidade. Felizmente a ASBART tem feito parte de feiras como a Zé Buriti, as itinerantes aqui na Praça, exposição no Museu e nas feiras natalinas. Estamos sentindo que os artesões estão voltando a produzir, e mais ainda, estão vendendo sua arte. Agradecemos o apoio aos nossos associados, a cultura e os artesões agradecem”, expressou Zezé.

À noite, quem iluminou o palco foi às mulheres do Coro Feminino e o Coro Sinfônico que soltaram a voz no espetáculo com as melodias tradicionais de natal e solos, regidos pelo maestro Eudes Rocha. A feira continua nesta terça-feira (10) durante o dia, e a programação noturna contará com a musicalidade da Banda Municipal 26 de Maio.