Barreiras: Escola Municipal Antônia de Matos é bicampeã da Gincana JEB 2023

Festejando a vitória pelo segundo ano consecutivo, ao som da comemoração dos estudantes que entoavam “Bicampeã”, a Escola Municipal Antônia de Matos levantou o troféu da Gincana do JEB 2023 nesta manhã de terça-feira, 15. Dentro do clima de competitividade, respeito e alegria, os estudantes do 2º ao 5º ano da Escola Municipal Antônia de Matos disputaram a grande final contra a Escola Municipal Miguel Pereira Gomes/Pedro Cavalcante.

Preparada pela Secretaria de Educação de Barreiras como primeira fase dos Jogos Estudantis Barreirenses, a Gincana JEB 2023 integrou 35 escolas municipais que disputaram provas e atividades coletivas no Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga, em Barreirinhas. Na final foram nove provas, seis programadas e três inopinadas, disputadas com garra pelos estudantes e a Escola Antônia de Matos que venceu seis provas programadas (cabo de guerra, slackline, pula corda, frisbee, baleado e peteca) e as inopinadas (corrente humana, guerra de bolinhas e transporte de bolas em cordões).

“Chegamos ao fim de uma etapa maravilhosa, que foi a Gincana do JEB. Agradeço o apoio de nossa equipe técnica, os professores de educação física, coordenadores pedagógicos e todos que ajudaram diretamente e indiretamente no sucesso desse espaço de integração. Para o ano que vem, já estamos pensando em novas provas e desafios”, destacou o coordenador do JEB e assessor pedagógico, Aparecido Freitas.

A gincana teve início no dia 2 de maio com a participação de mais de 900 estudantes na faixa etária entre de 6 a 12 anos e um total de 35 escolas. A proposta, segundo o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, é fortalecer os vínculos de amizade e coletividade e, ainda, trabalhar a integração e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes durante as competições.

“Toda a Gincana foi pensada de forma coletiva e abrangente, trabalhando o espírito de competitividade, liderança, novos talentos e fortalecendo os vínculos de socialização entre as escolas da rede municipal de ensino. Participaram 35 escolas da sede e do campo, então a Gincana e o JEB que entra na fase II com estudantes do 6º ao 9º ano nas diversas modalidades esportivas, têm o papel de fortalecer a união, mostrando a importância de tratar bem e respeitar uns aos outros”, pontuou o secretário Jeferson Barbosa.

A paz, alegria e união prevaleceram durante todas as provas da gincana. Na quinta-feira (10), os estudantes da Escola Antônio Bento de Freitas vibraram com o terceiro lugar no evento que rendeu premiação em medalhas e troféus. E nesta manhã de terça-feira, foi a vez das escolas Antônia de Matos e Miguel Pereira Gomes/Pedro Cavalcante comemorarem a premiação de primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Dircom/PMB-15.8.2023