Barreiras: Cuidado Farmacêutico é tema de encontro entre profissionais farmacêuticos e a gestão municipal

O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, abordou no primeiro momento questões pertinentes ao planejamento e logística visando à padronização das normas e o aprimoramento dos processos de trabalho em conjunto com o setor de materiais médico-hospitalares. Já na segunda etapa da reunião, os farmacêuticos das unidades hospitalares e da Atenção Básica de Barreiras debateram sobre a importância do aperfeiçoamento dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Estiveram presentes no encontro, respeitando os protocolos de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, a subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues, a enfermeira Letícia Figueiredo, responsável pelo setor de materiais médico-hospitalares, e os farmacêuticos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24hs Clarice Borges, Hospital da Mulher, Hospital Municipal Eurico Dutra, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Unidade de Saúde da Família Antônia Zélia, Unidade Básica de Saúde Jardim Ouro Branco e Farmácia Cidadã. Na oportunidade, o farmacêutico Clécio Ribeiro, especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica, destacou que o município de Barreiras foi contemplado com quatro kits fornecidos pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz para o plano de implantação do cuidado farmacêutico, fortalecendo a Atenção Básica e os atendimentos clínicos farmacêuticos.

“Mesmo com essa pandemia que tem limitado encontros de debates, a Secretaria de Saúde de Barreiras tem proporcionado momentos como este com objetivo de compartilhar conhecimentos em torno dos serviços farmacêuticos a serem ofertados ao município. O trabalho da assistência farmacêutica deve integrar a rede de atenção à saúde como sistema de apoio garantindo o abastecimento de medicamentos nas unidades, além do novo desafio de ofertar o cuidado farmacêutico nos pontos de atenção à saúde”, destacou Clécio Ribeiro.

Durante o encontro, foi disponibilizado no grupo de trabalho o material desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em módulos como a coleção, Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: da instrumentalização às práticas de profissionais de nível superior nos serviços de saúde. O kit é composto por: fita métrica, termômetro digital, balança, aparelho para aferir a pressão, módulos impressos e planilha para orientação aos pacientes.

Os serviços farmacêuticos constituem-se no conjunto de atividades e processos de trabalho relacionados ao medicamento, protagonizados pelo farmacêutico (em especial nas ações finalísticas), e desenvolvidos no âmbito da atenção em saúde com vistas a potencializar sua resolubilidade. Esse conjunto de atividades compreende tanto atividades técnico-gerenciais (atividades de apoio) quanto clínico (atividades finalísticas) dirigidas a indivíduos, famílias e comunidades.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo