Barreiras: Conselho Municipal de Turismo elege o novo presidente

O Conselho Municipal de Turismo de Barreiras realizou a eleição para os cargos de presidente, vice-presidente e secretaria executiva para os próximos dois anos. A definição dos novos nomes aconteceu na tarde de segunda-feira (29), no auditório da Prefeitura Municipal.

Apresentada chapa única, foram eleitos por aclamação o representante de donos de bares e restaurantes, o empresário Mauricio Motta como presidente, e o representante das agências de viagem, empresário Rogério Sodré como vice e respondendo pela secretaria executiva, ficou a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. O conselho é um órgão colegiado com representação do poder público e privado, com funções consultiva, orientativa, de promoção e assessoramento em prol do desenvolvimento do turismo local.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demosthenes Júnior que conduziu o processo, a regulamentação e o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo se configura como uma ferramenta de aproximação entre a gestão pública, trade turístico e a comunidade, por meio de um sistema de governança.

“A atividade turística tem o poder transformador de impulsionar o desenvolvimento local, pois está diretamente ligada a 52 segmentos da economia como alimentação, transporte, cultura, meio ambiente, entre outros. No conselho vamos discutir, planejar e propor esse impulsionamento conjunto, pois essa participação paritária de poder público e sociedade civil estabelece o fortalecimento do turismo, haja vista o grande potencial que temos em Barreiras. Parabenizo a eleição dos empresários Mauricio e Rogério, que farão a grande diferença”, disse o secretário.

O presidente Mauricio Motta disse que o primeiro passo do conselho será trabalhar num planejamento com ações de curto, médio e longo prazos. “Nosso primeiro passo será a criação do regimento interno e agenda de reuniões dos membros. Com certeza contaremos com a presença de todo trade turístico, e juntos vamos buscar ações e planejamento reunindo pessoas competentes e empenhadas em fazer do turismo um eixo de desenvolvimento e de geração de renda para Barreiras”, salientou o novo presidente.