Barreiras: Comunidades de Campuerê e Cantinho do Senhor dos Aflitos recebem Unidade Móvel de Saúde

O final de semana foi dedicado ao cuidado com a saúde para os moradores das comunidades de Campuerê e Cantinho do Senhor dos Aflitos, zona rural de Barreiras. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde Humanizada ofertou através da Unidade Móvel de Saúde, atendimentos médicos e odontológicos para crianças, jovens, adultos e idosos das duas comunidades.

Na sexta-feira (26), o atendimento iniciou na comunidade de Campuerê com o acolhimento realizado pelo clínico Dr. Pedro Lancaster e os pacientes participaram da palestra de orientação sobre a prevenção de doenças e os cuidados importantes para manter uma rotina saudável. Já no domingo (28), na comunidade Cantinho do Senhor dos Aflitos, o atendimento realizado pelo clínico Dr. Fernando Justino Caldas reuniu os moradores na palestra que abordou a importância do leite materno e a prevenção de doenças, e após as consultas médicas também foram entregues medicamentos.

A Unidade Móvel levou atendimento odontológico para as duas comunidades. Na oportunidade o dentista Newton Miranda Garcia Neto, ministrou a palestra sobre a importância da saúde bucal, com orientações às mães de como cuidar da saúde bucal dos bebês e das crianças. Logo após, os moradores receberam atendimento e ganharam kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental.

Acompanhando os atendimentos na comunidade Cantinho do Senhor dos Aflitos no domingo, o secretário municipal de saúde Anderson Vian, destacou que o atendimento primário da Atenção Básica é uma das prioridades da Gestão, pois o objetivo é levar atendimento aos munícipes da zona urbana e rural.
“Estamos finalizando esse mês com mais de 60% de alcance da Atenção Básica em Barreiras. No início da gestão do prefeito Zito Barbosa, esse número era de apenas 39%, e o destaque na elevação desse índice é devido o trabalho realizado em todo município em busca de uma saúde mais humanizada e com atendimento para todos. A presença da Unidade Móvel possibilita um atendimento mais rápido e fácil, principalmente na zona rural, atendendo as demandas, fazendo marcações de exames e entregando remédios disponibilizados pelo SUS”, frisou o secretário.

No próximo dia 02 de maio, a Unidade Móvel atenderá novamente na comunidade do Cantinho Senhor dos Aflitos, dessa vez, com atendimento médico, coleta de preventivo e atendimento odontológico. A programação ainda segue com atendimento no dia (04) no Residencial Boa Sorte, dia (05) na Nova Vida, Comunidade Rio Branco, dia (06) no bairro Sombra da Tarde e dia (09) Povoado da Tábua.