Barreiras alcança pontuação máxima na atuação técnica em saúde do trabalhador

Uma boa notícia foi recebida pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), durante o 1º Encontro com as Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador da área de abrangência do CEREST, realizado no último dia 19. Barreiras alcançou a pontuação máxima de 07 pontos com a atuação da técnica de referência em saúde do trabalhador da Vigilância Epidemiológica (VIEP).

O encontro teve a finalidade de apresentar os resultados dos indicadores de saúde do trabalhador, pactuados no Plano Estadual de Saúde-PES/BA do ano de 2021. Na proposta são destacadas sete ações a serem desenvolvidas anualmente pelas referências técnicas dos municípios baianos, sendo considerado satisfatório o município que desenvolver no mínimo três ações. Além de Barreiras, os outros 14 municípios da região oeste, que estão na área de abrangência do CEREST, obtiveram avaliação satisfatória.

“Em 2020 foi pactuado tanto no plano nacional quanto municipal, as metas pré-estabelecidas a serem realizadas pelo CEREST e demais municípios e agora, nós tivemos o retorno do trabalho realizado em prol de ações voltadas à prevenção da saúde do trabalhador. O objetivo do CEREST é prestar suporte técnico e pedagógico aos municípios para que eles, então, desenvolvam tais ações”, destaca a coordenadora, Janaína Oliveira.

O evento foi organizado pelo Núcleo Regional em Saúde-Oeste (NRS) em parceria com o CEREST. A diretora do NRS, Suzete Cristine Dias, externou a importância do desenvolvimento das ações para a promoção e prevenção das doenças e acidentes relacionados ao trabalho na região. “Todos estão de parabéns ao desenvolverem estratégias que visam evitar possíveis acidentes no ambiente de trabalho e dar assistência e orientações sobre os direitos do trabalhador”, disse.

Dircom/PMB – 26.04.2022