Apresentações musicais marcam o segundo dia do Festival Artístico Estudantil Barreirense – FAEB

Criado com a proposta de incentivar a criatividade, promover o intercâmbio cultural bem como a valorização da produção cultural estudantil, o 1º Festival Artístico Estudantil Barreirense (FAEB) é uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras, por meio da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O evento que tem caráter educativo, artístico e cultural foi realizado durante dois dias e teve a participação de estudantes de 15 escolas municipais com apresentações artísticas de teatro, dança e música.

Na manhã dessa quarta-feira (14) os estudantes das Escolas Municipais Antônio Machado Matos de Oliveira, Alcyvando Liguori II, Valdete Piedade de Holanda, Murilo Avelar Hingel (CAIC) e Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo cantaram diversas músicas populares, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e encantaram professores e estudantes da rede. O coordenador de formação, qualificação e cultura da Diretoria de Territorialização (SECULT/BA), Geovan Banti também prestigiou o FAEB. As apresentações da manhã foram encerradas com o musical “os três porquinhos” pelos alunos da educação infantil da Escola Antônio Matos de Oliveira.

Já no período da tarde, a disputa da categoria música foi entre as escolas: Eurides Sant´Ana, Profº Agostinho Porto, Dr. José Costa Borges, Sagrado Coração de Jesus, Dr. Abílio Farias, Miguel Pereira Gomes, Roberto Santos e Octavio Mangabeira Filho. A Orquestra de flauta doce e o professores da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio encerram o segundo dia de apresentação com muita música. A diretora pedagógica, do Município de Barreiras, Aldeci Queiroz acompanhou o evento ao lado da subdiretora Neuraci Rosalina, e dos coordenadores Zaíra Fenato, Jarildes Matos e Aparecido Freitas, destacando a relevância do FAEB no processo de ensino-aprendizagem.
“Com esse 1º FAEB tivemos como objetivo mostrar os talentos existentes nas nossas escolas municipais, mostrando à sociedade que a Secretaria Municipal de Barreiras realiza projetos que incentivam a educação, cultura, e o esporte através das normas que a BNCC dispõe. As músicas, arte, dança ativaram esses estudante a tomar gosto pelas apresentações artísticas. A educação pode ser explorada por vários estímulos, sendo a principal rota para muitas conquistas”, pontou Aldeci.

As estudantes Gabriela e Maísa, da educação infantil da Escola Municipal Antônia Matos de Oliveira, interpretaram a música “Zé Buriti” do cantor barreirense Bosco Fernandes e ficaram bem emocionadas. “Não foi tão difícil de decorar a música, ficamos bem felizes com essa apresentação”, disseram. Já os estudantes do Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo, Brayan, Pedro e David cantaram uma música em homenagem a Barreiras. “Fizemos essa música no aniversário de Barreiras, gostamos muito na nossa cidade e cantar para esse público foi desafiante e muito emocionante”, disse Pedro, um dos compositores da música.

Dentro do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte, o Festival que teve a parceria da Diretoria de Cultura, conta ainda com a comissão julgadora avaliando critérios como ritmo, postura e figurino. Os vencedores dessa Primeira Edição do FAEB se apresentam novamente ao público na sexta-feira (16), às 18h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Os primeiros colocados das categorias apresentadas ao longo da semana exibirão suas performances em dança, teatro e música.