Após vencer a Covid-19, paciente agradece os cuidados da equipe multiprofissional do Pronto Atendimento Coronavírus com doação de produtos de sua horta

A família da paciente se reuniu para entregar frutas, verduras e legumes para contribuir no cardápio do P.A Coronavírus

Após cinco dias internada na unidade de tratamento do Pronto Atendimento Coronavírus, sediado no Hospital Municipal Eurico Dutra (HMED), Maria de Fátima de Araújo Machado, 52 anos, tem todos os motivos do mundo para comemorar: ela venceu a Covid-19. Em gesto de gratidão, a primeira providência quando chegou em casa foi colher frutas, verduras e legumes fresquinhos produzidos em sua horta caseira e entregar como doação, para colorir a alimentação dos profissionais de saúde e pacientes que ainda recebem cuidados na Unidade Especializada no atendimento da Covid.

“Hoje somos só alegria, mas sofremos muito com todo esse processo do tratamento de minha mãe”, conta o filho Cleandes Araújo. “Foi muito doloroso vê-la lutando para viver, sem termos a menor certeza de que daria certo. Porém, apesar de tanta dor, tentamos manter a fé e a esperança de que ela venceria. O que nos ajudou muito nesse processo dolorido foi a comunicação e suporte que tivemos de toda a equipe multidisciplinar do Pronto Atendimento, que esteve conosco”, relatou o esposo Juarez das Neves Machado, que também acompanhou a entrega da doação.

Mária de Fátima é agricultora familiar e reside no Povoado de Poção, Catolândia/BA. Ela relata que logo após chegar em casa, quis levar sua gratidão em forma de doação a todos que se envolveram e cuidaram com tanto carinho durante sua internação. “Eu sai dia 25 de maio da internação, e compartilho com todos que passei muito mal, até chegar no hospital. Mas depois que fui internada, o carinho, atenção e acompanhamento dos médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e todos os profissionais é um reforço a mais na luta contra à Covid-19. Eu só tenho que agradecer a Deus pela oportunidade de viver, e a todos do P.A que salvaram minha vida”, disse emocionada.

Os produtos foram recebidos pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética coordenado pela nutricionista Vanessa Vanelli. A diretora administrativa do P.A Coronavírus, Julianne Furtado agradeceu em nome da equipe multiprofissional. “Felizmente nosso trabalho em equipe tem sido reconhecido pelos pacientes e familiares. Só quem está na linha de frente sabe do nosso esforço e dedicação para cuidar de cada pessoa que chega, com esperança de vencer a Covid-19, e hoje ficamos alegres com o retorno de dona Maria de Fátima com sua família, para essa manifestação de carinho em forma de doação de alimentos. Seguimos firmes, prestando um serviço humanizado e juntos na tarefa de vencermos essa luta contra à Covid-19”, disse a diretora.