Agosto Dourado: Secretaria de Saúde de Barreiras intensifica ações que fortalecem a importância do aleitamento materno

No mês dedicado às ações voltadas para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou na manhã desta segunda-feira (16), um encontro com os enfermeiros da Atenção Básica do município. O objetivo foi chamar atenção para a temática Agosto Dourado e sua importância na construção da saúde do bebê com qualidade.

Além dos enfermeiros da rede municipal, esteve presente no encontro a coordenadora da Atenção Básica, Zaíra Vidal, coordenadora do serviço de nutrição Nélida Bastos, as nutricionistas Joceli Souza e Larissa Bello e ainda os estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Conforme Larissa Belo, o leite materno é o padrão ouro de alimentação do recém-nascido.

“No treinamento de hoje os enfermeiros puderam conhecer um pouco mais da importância do leite materno e levar esse conhecimento para as Unidades de Saúde que atuam, discutimos as estratégias que fortalecem a amamentação, entregamos kits de dinâmicas para ser realizados com as gestantes e entender que esse “padrão ouro”, que é o leite materno, é um alimento completo contendo todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros meses de vida”, pontuou a nutricionista Larissa Bello.

Ainda conforme a equipe de nutricionistas do município, a orientação é que o bebê amamente até dois anos no mínimo, sendo exclusivamente, até os seis primeiros meses. O ato de amamentar traz benefícios também para a família, sendo um momento que aumenta os laços afetivos, diminui o risco de câncer de mama e ovário, é econômico e prático, dentre outros. Já para o bebê, o leite materno protege contra infecções e alergias, é bom para dentição e fala, e para o desenvolvimento infantil.

Dircom/PMB – 16.08.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo