Acessuas Trabalho de Barreiras encerra oficinas de Empreendedorismo Jovem certificando estudantes do Colégio Municipal Dr. José Costa Borges

Incentivando o empreendedorismo jovem, desenvolvimento e habilidades para o mundo dos negócios, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras promoveu por meio do Acessuas Trabalho, oficinas sobre Empreendedorismo com os estudantes do 9º ano do Colégio Municipal Dr. José Costa Borges. Jovens de 14 a 17 anos nos encontros semanais, puderam ter acesso às informações técnicas e orientações sobre como lidar com o mercado de trabalho, investir em novas ideias e inserção no programa Jovem Aprendiz.

As oficinas foram conduzidas por quatro facilitadores sendo: a psicóloga Karoline Brito que trabalhou a temática sobre Inteligência Emocional; a tecnóloga Larissa Brito que abordou a elaboração de currículo, dicas para entrevista, marketing pessoal e profissional; a administradora do IEL, Larissa Santos discorreu sobre o  autoconhecimento, planejamento de carreira e Jovem Aprendiz, e encerrou com a especialista em palestras motivacionais Jéssica Ming, falando sobre empreendedorismo e motivação para trabalho em equipe.

A certificação dos 47 estudantes que concluíram as oficinas aconteceu na manhã e tarde desta quinta-feira, 17, no salão da Igreja Batista do Brasil. Durante a cerimônia que contou com a presença da subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Carvalho, a coordenadora do Acessuas Trabalho Barreiras, Edina Aragão, a diretora de Proteção Social Básica, Adriana Souza, o assessor técnico José Carlos, a facilitadora Jéssica Ming e a diretora do Colégio Municipal Dr. José Costa Borges, Maria Leda de Souza, os concluintes saudavam cada colega pela conquista.

A coordenadora do Acessuas Trabalho acompanhou todo andamento das oficinas, destacando a importância do programa. “Fico emocionada com a conquista de cada um. Que esta oficina e espaço de integração sejam propulsores para a vida profissional desses jovens estudantes, que compartilharam experiências e saem daqui, mais conscientes sobre os comportamentos no mercado de trabalho”, disse Edina Aragão.

As jovens estudantes Sara e Clara, de 15 anos, falaram da alegria e novas perspectivas ao receber o certificado de conclusão. “Com certeza eu e minha família estamos muito felizes com essa conquista, porque o conhecimento não pode parar. E durante estes dias aprendi muitas técnicas e principalmente valorizar o trabalho das pessoas”, comentou a estudante Sara.

A subsecretária de Assistência Social fez a entrega dos certificados, explicando que “as oficinas fazem parte do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com objetivo de promover o acesso e incentivo ao emprego formal ou investimento próprio, através de ações articuladas, mobilização social, oportunidade de qualificação profissional e inclusão produtiva. Agradecemos a parceria com a gestão escolar do Colégio Costa Borges, a coordenação do Acessuas, os parceiros e o empenho de todos os estudantes que participaram”, finalizou Maritânia Carvalho.

 Dircom/PMB- 18.8.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo