Abril Verde: Secretaria de Saúde de Barreiras promove campanha de alerta sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes no trabalho

A Secretaria de Saúde de Barreiras mobilizou as equipes do setor de segurança e saúde do trabalho e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para a realização de uma ação educativa junto aos servidores e aos pacientes das unidades básicas de saúde, durante a última semana deste mês. A proposta integra as comemorações do Abril Verde, mês que visa conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância da segurança e saúde no ambiente laboral.

“Levamos aos profissionais da saúde as orientações sobre como trabalhar com segurança e principalmente, estarem bem com a sua saúde para poder atender e acolher os pacientes de forma humanizada. Aos usuários das salas de espera conversamos sobre motivação no trabalho e tiramos dúvidas sobre o ambiente de trabalho também”, destaca a engenheira de segurança do trabalho da Secretaria de Saúde, Laise Bastos de Carvalho.

Os diálogos foram levados aos servidores e público de 13 unidades básicas de saúde, UPA Clarice Borges e do Hospital Municipal Eurico Dutra. No encerramento, nesta sexta-feira (28), a ação foi destinada aos profissionais que atuam no Centro de Controle de Zoonoses, com palestras sobre o tema no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. “Além de chamar a atenção dos nossos servidores para o Abril Verde e os cuidados com a saúde e segurança no trabalho, aproveitamos o momento para prestar uma homenagem pelo Dia do Trabalhador, em função da dedicação, metas atingidas e o empenho de toda a equipe do Centro de Controle de Zoonoses”, explica o coordenador, Dorimar Almeida.

Acidentes de trabalho – De acordo com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil e foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT). O Movimento Abril Verde surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril e busca sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de investir em políticas e práticas, que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Dircom/PMB – 28.4.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo