A Capital do Oeste elabora seu primeiro Plano Municipal de Turismo

Barreiras é destaque nacional como terra das oportunidades para negócios no setor imobiliário, comercial, industrial e agora, passa a implementar a proposta de destino turístico do Oeste baiano. Na tarde de terça-feira,20, foi apresentado o documento oficial do Plano Municipal de Turismo, construído de forma participativa pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Conselho Municipal de Turismo, os segmentos ligados ao turismo e a assessoria da empresa especializada Turma Consultoria.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho;  a turismóloga e diretora da Câmara Técnica de Turismo “Caminhos do Oeste”, Ana Rita Cathalá; e equipe técnica recepcionaram o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; a secretária de administração, Gislaine Barbosa; os vereadores Tetéia Chaves e Valdimiro José; o empresário e membro do Conselho Municipal de Turismo, Maurício Mota; o diretor da CDL, Geovani Jung Zorzo; o consultor Jorge Ávila; procurador do município Dr. Túlio Viana; secretários e subsecretários de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Segurança Cidadã e Trânsito.

O consultor da Turma, Jorge Ávila, se emocionou ao entregar as propostas, apontando estatísticas e ressaltando que pela primeira vez em 131 anos de história, Barreiras elabora seu primeiro Plano Municipal de Turismo. “Já realizamos 13 projetos de turismo na Bahia, e essa oportunidade de construir com a população e setores ligados ao turismo de Barreiras foi uma experiência única. Agradeço a confiança do prefeito Zito Barbosa e toda sua equipe de governo, e agora nosso objetivo é que todos abracem o Plano Municipal de Turismo”, pontuou Jorge Ávila.

O secretário Roberto de Carvalho explica que o Plano Municipal de Turismo foi formulado dentro do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, por meio do projeto Barreiras Bonita por Natureza, através de reuniões, audiências públicas, consulta pública online, visitas técnicas aos atrativos, encontros com grupos de turismo e entidades, proporcionando avaliações de pontos positivos, fracos, ameaças e possibilidades.

“Hoje Barreiras ganha mais um presente, que transformará o futuro no setor turístico. Conseguimos alcançar todas as atividades, empresários, agentes de desenvolvimento, entidades e principalmente coletar as expectativas da população. Estão reunidos 52 setores, que terão impacto positivo com o Plano Municipal de Turismo, desde hotéis, restaurantes, comunidades, guias turísticos, comércio, ou seja, toda potencialidade do município. A Capital do Oeste já tem infraestrutura e investimentos para receber os turistas, temos o melhor Carnaval do interior da Bahia, o melhor São João, Festival Primavera, cachoeiras, rios, roteiros gastronômicos e uma identidade turística diferenciada”, disse o secretário Roberto.

Dircom/PMB- 21.12.2022