Prefeito Zito Barbosa entrega nova estrutura da Unidade de Saúde Daniel Bueno Teixeirense no bairro Vila Brasil

Mantendo o objetivo de ampliar os investimentos no fortalecimento da rede da Atenção Básica do município, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, entregou mais uma estrutura de saúde nesta terça-feira (28). Dessa vez, os moradores do bairro Vila Brasil receberam a Unidade de Saúde Daniel Bueno Teixeirense ampliada e totalmente requalificada.

Nesta unidade, que abrange o bairro e algumas comunidades da zona rural, atendendo mais de 4 mil pessoas, serão oferecidos à população serviços de promoção e proteção à saúde como: atendimento médico, de enfermagem, vacinas, marcação de consultas e exames, serviço de farmácia, sala de acolhimento, sala de procedimentos e consultório odontológico. “Hoje é um dia de muita alegria para a Secretaria de Saúde, que entrega mais esse equipamento requalificado, ampliado e com novos equipamentos, o que possibilitará a realização de vários serviços importantes já ofertados no município, agora mais perto dessa comunidade e com a qualidade que a população merece”, pontuou Jamile Rodrigues.

Na entrega da nova estrutura da Unidade de Saúde Daniel Bueno Teixeirense teve ainda a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso; da secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; do presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; também dos vereadores: Eurico Queiroz, Dra. Graça Melo, Valdimiro José, Otoniel Teixeira, B.I Ayres, Tetéia Chaves, Hipólito dos Passos, e ainda do coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; chefe de Gabinete e secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa, demais secretários, subsecretários e equipe da Secretaria de Saúde.

Acompanhando de perto o ato de entrega da nova estrutura, o morador Francisco Batista, de 93 anos, contou sobre a satisfação de ver a unidade ampliada e requalificada. “Sou atendido aqui desde sempre, essa reforma era necessária e por isso agradecemos a Prefeitura por ter realizado muito mais do que esperávamos. Tenho certeza de que o atendimento aqui será ainda melhor”, relatou.

A transformação na saúde de Barreiras vem acontecendo desde 2017, tanto na cidade como na zona rural. Já são 14 novas estruturas de saúde que englobam a construção de Unidades de Saúde, também estruturas mais amplas como o Centro de Parto Normal (CPN), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), e mais 4 estruturas em construção, sendo uma unidade de saúde no Santo Antônio e outra no Cidade Nova, a sede do Samu e Central Integrada de Regulação, e a obra de saúde que entrará para a história de Barreiras que é a construção do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza.

A principal meta, segundo o prefeito da Capital do Oeste, é garantir oferta de serviços de saúde humanizado e com qualidade especialmente na Atenção Primária, para todos os munícipes.

“Fico muito feliz e agradeço a Deus pela oportunidade de entregar mais essa unidade de saúde para nossa população aqui na Vila Brasil, totalmente requalificada e ampliada. Desde de 2017 temos trabalhado continuamente na transformação da saúde em nosso município, seja na construção de novas estruturas de saúde e consequentemente na ampliação da cobertura da Atenção Básica, como na oferta de novos serviços e especialidades. Esse é o nosso compromisso com a saúde de Barreiras, especialmente com as nossas crianças e os nossos idosos. Vamos seguir cuidando da cidade e das pessoas, porque Barreiras é o nosso futuro hoje, e o nosso orgulho sempre”, enfatizou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 29.3.2023