Profissionais da UPA de Barreiras recebem treinamento sobre Suportes Básico e Avançado de Vida

A Prefeitura de Barreiras vem investindo continuamente em treinamentos para os 73 profissionais de saúde da UPA. A primeira aula ocorreu nesta segunda-feira (12) e reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas da Unidade de Pronto Atendimento – UPA da Santa Luzia para aprendizagem sobre os suportes básico e avançado de vida, com carga horária de 60 horas. O curso seguirá até o fim do mês com aulas teóricas e práticas, em parceria com o SAMU Regional.

“Nesse primeiro dia, as aulas trataram conceitos introdutórios sobre o suporte básico e o avançado de vida, diagnóstico e causas de parada cardiorrespiratória, bem como o uso do desfibrilador”, explicou a coordenadora da UPA, Jamile Rodrigues.

O Suporte Básico de Vida – SBV é uma sequência de medidas, aplicadas inicialmente no atendimento às vítimas em Parada Cardiorrespiratória – PCR, e consiste em reconhecer, solicitar ajuda, iniciar suporte ventilatório e circulação mecânica, caracterizando o ABC primário.

Já os suportes avançados à vida são manobras médicas invasivas (procedimentos cirúrgicos, administração de medicamentos, etc) destinado à estabilização clínica de um paciente. Podem ser realizados no Atendimento Pré-hospitalar (APH) ou no atendimento hospitalar.

Desde outubro, médicos, atendentes, enfermeiros e demais profissionais da UPA da Santa Luzia vem participando de cursos e treinamentos para dar mais qualidade ao atendimento prestado na unidade de saúde.