21ª Semana dos Museus terá programação especial durante a Festa Internacional Literária de Barreiras- FLIB 2023

Os Museus de todo Brasil estão com programação especial para a 21ª Semana Nacional de Museus, que este ano traz o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Em Barreiras, a Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo preparou atividades, exposições e oficinas para o público, que poderão ser conferidas no Museu Municipal Napoleão Mattos de Macêdo nos dias 23 a 25 de maio.

A grande novidade neste ano é a realização da Semana do Museu durante a Festa Internacional Literária – FLIB 2023, que reunirá escritores, estudantes, professores, instituições, universidades e sociedade, para conhecer mais sobre a influência das vozes afro-brasileiras e africanas. Com uma vasta programação, esses eventos integram as festividades oficiais do aniversário de Barreiras.

A diretora do museu Fabiane Almeida explica que as atividades e oficinas mesclam os temas, proporcionando aos visitantes conhecer mais sobre a sustentabilidade e também sobre a influência africana na história do Brasil.

“Convidamos toda população para conhecer um pouco mais sobre o Museu Municipal, conferir as exposições de releitura de obras, e ainda participar das oficinas de Eco Bag e oficina de Acarajé, ou seja, duas atividades que são rentáveis. Serão três dias de evento, totalmente destinado aos estudantes e pessoas que queiram participar das oficinas”, disse Fabiane.

Confira a programação do Museu Municipal Napoleão Mattos de Macêdo:

23 de maio – Abertura

8h às 12h – Exposição de trabalhos da Escola São José, com releituras de obras dos artistas locais Cris Dias e Eduardo Lima

Apresentação do Poema que mexe com os cinco sentidos

13h30 às 17h – Abertura da oficina de Eco Bag com aplicações em patch aplique

24 de maio

16h – Oficina de Acarajé

13h30h às 17h – Segundo dia da oficina de Eco Bag com aplicações em patch aplique

25 de maio

8h às 12h -Exposição de trabalhos da Escola São José, com releituras de obras dos artistas locais Cris Dias e Eduardo Lima

13h30 às 17h – Conclusão oficina de Eco Bag com aplicações em patch aplique