1ª Mostra Gastronômica do Pescado foi destaque na última noite da Páscoa no Parque em Barreiras

A última noite da Páscoa no Parque reuniu famílias, amigos e a criançada no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha no último sábado (20). Todos foram aproveitar e conferir de perto o espaço que promoveu durante quatro dias, entretenimento e incentivo para a comercialização e o fortalecimento da cadeia produtiva de pescados da região Oeste através das vendas realizadas na Vila do Peixe, além é claro de toda ludicidade espalhada pela Vila da Páscoa e a 1ª Mostra de Gastronomia do Pescado na Vila dos Sabores.

Na inovação da 3ª edição da Páscoa no Parque, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, por meio dos Programas Vale Produtivo e Barreiras Investe, realizou a 1ª Mostra Gastronômica do Pescado com objetivo de valorizar a piscicultura na região e aqueles que fazem desses produtos, deliciosos pratos. Para avaliação, foi convidado o corpo de jurados composto pelos professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Volnei Brito e Marcos Vidal, a coordenadora pedagógica do SENAC, Beatriz Souza e a chef Marina Sabino, que selecionaram os três melhores pratos, levando em consideração os critérios como sabor, aroma, apresentação, atendimento, higiene e limpeza. A escolha e a avaliação dos 10 pratos criados e produzidos pelos restaurantes instalados na Vila dos Sabores também contou com a votação popular durante os quatro dias.

Ao som do cantor Bosco Fernandes, o resultado final foi apresentado com muita música. Em primeiro lugar, com 93,26 pontos, a receita: Pirarucu à moda do Val, produzido pelo Restaurante do Val, foi o grande destaque da 1ª Mostra. Já o Restaurante Comida Caseira do Andrezão ficou em segundo lugar com o prato: Pescada de Tilápia à Rio Grande com 90,51 pontos e o Restaurante Bar Chefe Ely levou o terceiro lugar com o Filé de Surubim grelhado ao molho belle meuniere, totalizando 90,21 pontos.

Muito emocionado, Val agradeceu a oportunidade de mostrar mais uma inovação no cardápio durante a 3ª edição da Páscoa no Parque. “Trabalho há 35 anos em restaurante e essa é a primeira vez que apresento minha estrutura para um público tão grande de uma só vez. Estou muito satisfeito com as vendas nesses quatro dias, através do espaço organizado, bonito, que agregou valor ao meu empreendimento, conseguimos obter mais de 100% de lucro. Participar e ganhar um prêmio através de pratos produzidos por nós é um privilégio, estou muito emocionado e com certeza já estamos nos organizando para o próximo”, destacou Val.

Também prestigiaram o festival de sabores da Páscoa no Parque a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, o secretário de agricultura e tecnologia, José Marques, o subsecretário Rider Castro, o secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, a assessora Manoela Maia e Viviane Araújo, representando o Banco Santander.

De acordo com o secretário de agricultura e tecnologia, todos os finalistas receberam troféus de participação. O ganhador do primeiro lugar recebeu mil reais em dinheiro, prêmio oferecido pelo Banco Santander e o segundo lugar ganhou um kit de alimentos para restaurantes.

“A terceira edição da Páscoa no Parque mostrou o sucesso de público, segurança e de qualidade oferecido nesse espaço privilegiado, que é o Parque de Exposições. Durante os quatro dias, percebemos isso também por meio dessa inovação, que foi 1ª Mostra Gastronômica através dos restaurantes ofertando pratos produzidos na Vila dos Sabores. Esse é um evento totalmente dedicado às famílias nessa Semana tão especial, que além da comercialização de pescados, também foi possível adquirir doces, ovos da páscoa e comer variados pratos com pescados da região, além da diversão espalhada por toda estrutura. Para o próximo ano, iremos inovar mais uma vez”, destacou José Marques.