Sinônimo de tranquilidade no Campo, 5ª Operação Safra é lançada oficialmente no Oeste baiano

Considerada uma das maiores ações de apoio à segurança do produtor rural, a Polícia Militar lançou oficialmente a 5ª edição da Operação Safra 2018/2019, na manhã desta quinta-feira (18), na Associação Barreirense Aeroesportiva (ABA). A ação intensifica o policiamento nas regiões de escoamento da produção agrícola em 12 municípios do Oeste baiano, durante sete meses, com o objetivo de diminuir a ocorrência de assaltos às propriedades rurais, transportadoras e roubo de cargas.

“Era comum na segunda-feira, nas rodas de conversas entre amigos e colegas de empresas falarmos sobre quais fazendas tinham sido ‘visitadas’ durante o fim de semana e transportadoras interceptadas por marginais nas nossas estradas. Depois da operação, a cada ano que passa, notamos a queda significativa dessas ocorrências na região”, comentou Luiz Antônio Pradella, vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), que oferece apoio logístico ao policiamento no campo.
O secretário estadual de segurança pública, Maurício Teles destacou a importância das parcerias com as instituições ligadas à agropecuária e a integração entre os agentes de segurança pública. A operação, iniciada no dia 1º de outubro é coordenada pelo Comando de Policiamento da Região Oeste – CPRO e reúne o efetivo da Companhia de Policiamento Especializado – CIPE Cerrado, Rondesp, CIPRV, 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, CIPT, 85ª e 86ª CIPMs.

“É sempre bom voltar a Barreiras para um dia de entregas, inclusive de projetos já em execução. A Operação Safra foi criada e com resultados muito bons, como a repressão de roubos e delitos inclusive às instituições financeiras. Chegamos à quinta edição, com a convicção de que esta será ainda melhor que as outras”, completou o secretário.

O policiamento intensivo no período de safra traz ainda mais segurança aos mais de 460 mil moradores da região, a área de varredura das polícias e do grupamento aéreo da Polícia Militar compreende mais de 90 mil km². Para o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Luiz Vidal, a ação representa um ganho à comunidade. “A operação, comprovadamente, vem contribuindo para redução dos índices de criminalidade junto aos produtores agrícolas, ratificando que a integração das forças de segurança e as parcerias com a sociedade civil organizada produzem resultados significativos que beneficiam a todos”, disse.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo