Secretaria de Saúde de Barreiras e UFOB realizam o Projeto Feira de Saúde na Unidade João Gualberto de Almeida

Moradores e pacientes da Unidade de Saúde João Gualberto, USF 06 – Vila Nova, tiveram uma manhã dedicada aos cuidados com a alimentação. A ação foi realizada pelos acadêmicos do primeiro semestre de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e dos servidores municipais.

Pequenos stands montados no espaço da Unidade chamaram a atenção principalmente dos idosos, uma vez que a temática foi voltada para os cuidados com a hipertensão, diabetes e sugestões de uma alimentação saudável. Dona Leonídia Bonfim de 79 anos visitou o stand das plantas medicinais e ficou surpresa pela variedade dos medicamentos naturais.

“Essa manhã foi bem produtiva, achei muito interessante o projeto. Eu já fazia o uso por conta própria e hoje descobri que faz bem, então, irei continuar tomando os meus chás”, disse.
Além do espaço das plantas medicinais, os convidados dessa manhã também visitaram os espaços do planejamento familiar, da alimentação alternativa, orientação sobre nutrição, e fizeram ainda aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

“Esse projeto faz parte de uma disciplina do curso de nutrição, fizemos ao longo do semestre várias atividades no bairro Vila Nova e hoje estamos fazendo esse atendimento para alertar da importância sobre a alimentação saudável e os cuidados com a glicemia e hipertensão. Agradecemos a parceria da Atenção Básica do município que contribuiu de forma positiva nessa ação na Unidade de Saúde”, ressaltou o professor do curso de Nutrição da UFOB, Marlus Pereira.

De olho nas orientações sobre uma boa alimentação e das consequências do excesso de açúcar nos alimentos, a aposentada Florentina de Souza de 73 anos, achou uma manhã de aprendizado. “Sempre me cuidei e agora irei redobrar a atenção com a quantidade de açúcar em meus alimentos”, disse.

Ao final do projeto, foi servido aos participantes e à equipe da Unidade de Saúde João Gualberto de Almeida, um lanche coletivo natural.