Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras realiza blitz educativa sobre poluição sonora

Durante toda a manhã desta quinta-feira (01), comerciantes, motoristas de carro de som e de motos que possuem sistema de sonorização foram abordados por técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras (Sematur), durante uma blitz educativa de combate à poluição sonora, na Rua Alberto Coimbra, no bairro Sandra Regina.

A rua foi estrategicamente escolhida por ser ponto de grande movimentação de pessoas e de circulação de carros e motos que fazem serviço de propaganda, além disso, muitas lojas possuem sistema próprio de anúncio de ofertas e promoções expostos nas calçadas. Os fiscais da secretaria, em companhia de agentes da Guarda Municipal percorreram a rua e com a utilização de um equipamento próprio para medir os decibéis (ruídos emitidos por um sistema de som), fizeram as intervenções necessárias.

“Estamos notificando as pessoas que não possuem alvará de sonorização para que procurem a Sematur e façam a regulamentação necessária, válida por um ano. Por meio de panfletagem e orientações, pedimos que cumpram o limite de decibéis estabelecido pela lei que no caso de ruas e pontos comerciais é de 70 decibéis pela manhã, 65 à tarde e 60 decibéis à noite”, explica o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade da secretaria, Ronaldo Ursulino.

Em Barreiras a Lei Municipal 480/99 dispõe sobre o controle de emissão de ruídos e a fiscalização fica a cargo da Sematur. Além de carros de som, pontos comerciais, as residências também devem se enquadrar ao previsto na regulamentação. Neste caso, o limite máximo de som deverá ser 55dB pela manhã, 55dB à tarde e 50dB à noite.