Secretaria de Educação e UFOB entregam certificados aos 240 alunos do projeto “Arte de reciclar para preservar”, em Barreiras

No hall de entrada do Centro de Cultura Rivelino Silva de Carvalho nessa manhã de sexta-feira (9), uma exposição com papel reciclado e painéis decorava o ambiente. Todo o material exposto foi produzido pelos 240 alunos das escolas municipais que participaram do projeto “Arte de Reciclar para Preservar”, que funciona em parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras com a Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.

O auditório estava lotado e as 12 escolas municipais participantes compareceram para prestigiar a cerimônia de encerramento. Segundo informações do coordenador do projeto, professor José Leonardo de Carvalho, as oficinas desenvolveram atividades com papel reciclado (ofícios, jornal e revistas), associadas às técnicas artísticas de recorte, colagem, montagens, painéis, desenhos e pinturas, mesclando conhecimento teórico e prático, com visitas nas escolas e também no laboratório de Educação Ambiental e Reciclagem da UFOB.

“Nosso trabalho iniciou em maio e com as oficinas envolvemos a teoria e prática, ensinando aos adolescentes como reutilizar principalmente o papel de oficio, tingir e produzir novos papéis. Além de preservação do meio ambiente, também percebemos que essa técnica se torna uma fonte de renda para as famílias”, disse o coordenador.
Na abertura, a secretária de educação Cátia Alencar parabenizou os alunos formandos, agradeceu a parceria e apontou a expectativa para continuidade do projeto em 2019.
“Um belíssimo trabalho com essa parceria que já no segundo ano consecutivo vem dando bons frutos. Esperamos que a UFOB continue no próximo ano, desenvolvendo essas atividades com nossos alunos, porque percebemos claramente o incentivo, a mudança do comportamento com o meio ambiente e também temos alunas, que já fazem peças recicladas para presentear”, disse a secretária.

Logo após, a coordenadora da educação, Zaira Pedrosa e professor José Leonardo entregaram os certificados aos alunos, professores e coordenadores das doze escolas da rede pública municipal que participaram do projeto em 2018.

1-Centro Educacional Luiz Viana Filho
2-Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus