Prefeitura de Barreiras intensifica combate à Hanseníase

han

Dia 24, sexta-feira, a Praça Castro Alves receberá uma ação de prevenção e combate à Hanseníase promovida pela Prefeitura de Barreiras. Das 8:00 às 12:00, dez profissionais entre técnicos e enfermeiros farão atendimento ao público para identificar possíveis casos da doença.

“Na sexta-feira, faremos o Dia D, fazendo uma busca ativa para identificar novos casos e encaminhá-los para o atendimento com o médico especialista, já estamos fazendo esse trabalho, também nas unidades básicas de saúde”, disse Arisleide Aprígio, diretora técnica da vigilância epidemiológica.

Além dos atendimentos, será feito trabalho de conscientização com material educativo. As ações acompanham o calendário nacional de combate e prevenção á Hanseníase.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. O diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados no exame de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Em raros casos será necessário solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica.   (Fonte: Ministério da Saúde)

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo