Prefeito e Vice

Prefeito

Nasceu em 09 de junho de 1960, em Barreiras. Filho de Edsonnina Neves de Souza Barbosa e Celso Barbosa dos Santos. Primogênito, de sete filhos. Sua infância foi estimulada à educação como possibilidade de crescimento. Os valorosos ensinamentos do pai, unidos aos sonhos que Zito tinha em relação ao futuro, despertaram desde a infância, o desejo de cursar medicina para poder, por meio desta ciência, ajudar as pessoas que dela necessitavam.

Dedicou-se aos estudos, iniciados informalmente em casa, onde aprendeu a ler, a escrever e a desenvolver as quatro operações matemáticas. Sua trajetória educacional formal iniciou-se na Escola Robélia Pondé, onde cursou o ensino fundamental e iniciou o ensino ginasial no antigo Colégio Padre Vieira.

Aos dezessete anos foi para Salvador dar continuidade aos estudos, onde conclui o ensino médio. Prestou vestibular para medicina, cursou matemática, mas foi em Engenharia Civil que se graduou em 1991, pela Universidade Católica do Salvador – UCSal. Finalizado o Curso Superior, voltou à Barreiras e teve a oportunidade de exercer a função de professor no Colégio Padre Vieira, onde lecionou matemática e física.

A aptidão e o interesse para a política aconteceu, ainda na infância, quando o pai exerceu o mandato de vereador em Barreiras. Em 1992, desejou ser candidato a vereador já em São Desidério, mas as peculiaridades políticas do momento fizeram-no desistir da candidatura.

Disputou e ganhou a eleição para prefeito de São Desidério, em 1996, reelegendo-se em 2000. Ano em que casou com Marizete de Souza Bastos, tornando-se em seguida o amoroso e dedicado pai da garota Brenda.

Após seu segundo mandato como prefeito, foi Secretário de Infraestrutura em São Desidério. Em 2008, pela 3ª vez, foi eleito prefeito de São Desidério.

Em 2012, aceita o chamado da população barreirense e renuncia ao cargo de Prefeito de São Desidério em favor do vice seu irmão Demir Barbosa, para assumir o maior desafio de sua vida pública: colocar-se à disposição da sua cidade natal como candidato a prefeito, ficando em segundo lugar por uma diferença de apenas 500 votos.

A eleição para prefeito de Barreiras veio em 2016, e possibilitou a Zito Barbosa realizar um mandato que consolidou Barreiras como a Capital do Oeste. Reeleito em 2020, Zito alcançou o maior percentual de votos entre as dez maiores cidades da Bahia (70,30% dos votos válidos) e estabece nesse mandato os pilares que edifcam Barreiras como a Cidade do Futuro, inteligente, sustentávele e humana.

Vice-prefeito

Nasceu em Senhor do Bomfim-BA, filho de Izaias Ferreira Macedo (in memorian) e Olga Gonçalves Cardoso Macedo, é o mais novo entre os homens de uma família de cinco irmãos.

Pai de Lorena Cardoso (7 anos). É Mestre em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas, Especialista em Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável e Bacharel em Ciências Contábeis também pela UFBA.

Professor de pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação, Gestão Estratégica e Desenvolvimento Territorial.

Foi o Gerente Regional do SEBRAE mais jovem a assumir o cargo na empresa e o que mais tempo ficou na função.

É o atual vice-prefeito da cidade de Barreiras desde primeiro de janeiro de 2021.

Pular para o conteúdo