Escolas Municipais de Barreiras contam com o ‘Projeto Horta nas Escolas`, um instrumento de educação e transformação

O ambiente escolar é um importante espaço que contribui na formação das crianças e adolescentes em várias vertentes, dentre essas, a interação com o meio ambiente. Pensando nessa formação social, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, estão desenvolvendo ações de interação no ambiente escolar através do Projeto Horta na Escola.

O projeto é implantado nas escolas municipais com o intuito de promover conhecimento interdisciplinar através da participação da gestão escolar e estudantes, desde a implantação da horta, plantio até a colheitas dos produtos, como a cebolinha, coentro, alface, rúcula, cenoura, beterraba, rabanete, entre outras. De acordo com as coordenadoras do Projeto, Lucy Lopes e Ingrid Karen, a área média dos canteiros é de 200m² propício para o plantio de hortaliças.

“Nosso principal objetivo é fazer com que os estudantes do município tenham o sentimento de cuidar, seja do meio ambiente através das plantações na horta, ou com o cuidado também do próximo. Em 2017 implantamos o Projeto Horta na Escola em 04 escolas municipais e esse ano mais dez escolas foram contempladas, e aqui eles plantam, cuidam, colhem e se alimentam das hortaliças”, disse Lucy.

Na tarde dessa segunda-feira, 10, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo, bairro São Pedro, colher o coentro e a cebolinha da horta. A Escola que também foi contemplada com a reforma e requalificação do espaço esse ano, conta agora com as hortaliças na merenda escolar.
“Essa é outra ferramenta pedagógica dentro da escola que contribui muito no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que eles têm a oportunidade de sair da sala de aula e saber o passo a passo o processo dos produtos, que normalmente são consumidos em seus lares. É um momento muito importante, que contribui de forma positiva no dia a dia de cada um”, destacou Sheila Maria, diretora da Escola.

Além da Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo, o Projeto Horta na Escola já foi implantado nas Escolas Municipais: Santa Luzia, Presidente Médici, Maria Castro e Silva, Alcyvando Liguori da Luz, Cleonice Lopes e Paulo Freire. E já estão em fase de implantação nas escolas Pedro Cavalcante, São João do Riachinho, CAIC, Santa Luzia no povoado Rio de Pedras, Luzia Gonçalves e Manoel Rocha Filho no km 32.

Segurando a bacia cheia de coentro, o estudante Juliedson de Oliveira, afirma que esse é um dos melhores momentos nas tardes de aula. “Gostei demais dessa horta na escola, estava ansioso pelas primeiras colheitas. A gente vêm toda semana fazer a limpeza e regar as hortaliças, e acompanhar o crescimento é muito bom”, disse.
Ainda segundo as coordenadoras, o Projeto Horta na Escola, conta com a parceria da Aiba, Arroz Barreiras e o Grupo Porto Brasil.

  • Compartilhe: