Dia Mundial da Água é celebrado com distribuição de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras

Mais de 600 mudas de árvores nativas do cerrado brasileiro estão sendo distribuídas durante toda esta quarta-feira, 22, na Praça Castro Alves, em Barreiras. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água e reúne técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ipês brancos, roxos, amarelos e rosas, jatobá, aroeira, buriti, oiti, jacarandá do cerrado, timbó e ingazeiro são algumas das espécies que podem ser adquiridas gratuitamente pelo público.

As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal que fica no Parque de Exposições de Barreiras, um projeto que une Prefeitura, Uneb e Ufob. “Nossas equipes orientam os acadêmicos de biologia e agronomia na coleta das sementes e produção das mudas”, explica o técnico da secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo dos Santos. Ele acrescenta que qualquer pessoa pode adquirir essas plantas durante todo o ano, no viveiro. A distribuição contempla o projeto de arborização de Barreiras, e busca inserir a população do processo de plantio e reflorestamento.

Quem passar pela Castro Alves poderá ainda acompanhar o restante da programação pelo Dia da Água que prevê exposições, palestras, musica e poesias sobre temas socioambientais e sustentabilidade.