Barreiras comemora queda nos índices de violência

O Governo do Estado divulgou na quarta-feira, 07, os comparativos dos índices de crimes violentos intencionais do segundo semestre de 2016 e 2017. Barreiras obteve uma queda de 43% no número de crimes que incluem homicídios dolosos, roubo qualificado pelo resultado de morte e lesão corporal seguida de morte.

Segundo o secretário municipal de segurança cidadã e trânsito Luiz Vidal, a continuidade da parceria da Prefeitura de Barreiras com as polícias e entidades ligadas à proteção dos cidadãos por meio da Guarda Municipal e Coordenação de Trânsito – Cootrans, tem contribuição preponderante no enfrentamento à insegurança pública.

“Quero destacar e enaltecer o empenho dos nossos policiais estaduais, federais, da Cootrans e Guarda Civil Municipal, o resultado é notório. A Área Integrada de Segurança Pública – AISP 30 Barreiras obteve a maior redução do estado e isso é fruto das grandes operações, da integração dos órgãos e das parcerias, em que a Prefeitura sempre estará disponível”, disse o secretário.

A intensificação das Operações Saturação em agosto de 2017 e Fevereiro 2018, envolvendo as polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Rodovia Estadual, Guarda Municipal e Cootrans foi de grande importância. No período do Barreiras Folia, a Prefeitura fechou os circuitos da festa e incluiu vigilantes com detectores de metais, a medida resultou em um dos carnavais mais seguros já realizado em Barreiras.

De acordo com o prefeito Zito Barbosa, a responsabilidade com a segurança pública é majoritária do estado, pelo efetivo que tem a sua disposição, mas desde o primeiro momento a atual administração tomou todas as medidas necessárias para criar as condições de uma Barreiras mais segura.

“Nomeamos o secretário de segurança cidadã e transito, e temos atuado de forma integrada com todas as forças de segurança em nosso município. O Barreiras Folia foi um exemplo de festa tranquila, e os índices divulgados pelo governo do estado comprovam que hoje temos uma cidade mais segura para nossa população”, afirmou o prefeito Zito Barbosa, ao parabenizar as forças de segurança pelo êxito alcançado.