Arbitragem em Futebol, Vôlei, Basquete e Handebol finaliza formação técnica em Barreiras

O curso de Formação Técnica de Arbitragem Esportiva foi realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras, sob o comando da Diretoria de Esportes. A primeira etapa foi em setembro, formando 120 árbitros e mesários para atuarem nas competições de jiu-jitsu, tênis de mesa, Fut 7 e Futsal. No último final de semana, mais 200 profissionais de educação física, recreadores e desportistas receberam instruções teóricas e práticas sobre técnicas inerentes às regras aplicadas durante competições de futebol, vôlei, basquete e handebol.

As aulas teóricas iniciaram na sexta (18) e sábado (19) no Colégio Luiz Vianna Filho. Os árbitros de cada modalidade esportiva passaram informações necessárias à aquisição de conhecimento, regras, metodologia, novidades do esporte, autonomia e comportamento mediante situações dúbias durante as competições. No domingo (21), os participantes foram a campo para aulas práticas com acompanhamento de jogos e os novos árbitros já apitaram o Campeonato Rural Rio Branco de Futebol, sendo acompanhados pelo árbitro profissional Arilson Bispo da Anunciação, que faz parte do quadro da CBF.

As modalidades de voleibol e handebol tiveram as aulas práticas na quadra do Colégio Luiz Viana Filho, e o basquetebol, durante a disputa de jogos no Ginásio de Esportes da FASB. O professor de vôlei, Paulo Feitosa que orienta os estudantes da Escola Municipal Iazinha Pamplona, avaliou como uma formação de qualidade e que valoriza os profissionais.

“Foi uma iniciativa inédita em Barreiras e proporcionou uma formação abrangente com conhecimentos técnicos de arbitragem, abordando áreas como saúde ocupacional, relações interpessoais, treinamento esportivo, psicologia, além de ampliar o quadro de mediadores e árbitros em todas as modalidades esportivas, incentivando ainda mais o esporte e lazer em nosso município”, disse.

De acordo com o diretor de esportes Fernando Machado, a iniciativa atendeu às expectativas na formação de profissionais. “Concluímos esta última etapa com a certeza de termos atingido nossos objetivos. Tivemos um bom número de participantes que receberam uma capacitação de altíssimo nível e agora Barreiras conta com mais de 300 árbitros capacitados para atuar em competições realizadas em nossa cidade”, explica o diretor de esportes, Fernando Machado.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo