Academia Barreirense de Letras empossa sua 7ª diretoria

A chefe de gabinete Marileide Carvalho e a Diretora Municipal de Cultura Emilia Moreno prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria da ABL.

A nova diretoria da Academia Barreirense de Letras (ABL) foi empossada na tarde desta quinta-feira, 11, em solenidade especial na Biblioteca Municipal Folk Rocha no Palácio das Artes. Criada em 2005, a ABL reúne escritores, jornalistas, professores e amantes da leitura, que buscam manter acessa a chama da criatividade, da escrita e memória cultural de Barreiras.

A professora e escritora Solange Tavares da Cunha transmitiu o cargo de presidente a professora da rede municipal Ananda Lima, que também lançou livros de literatura infantil na edição da FLIB em 2016. Eleita em dezembro, a professora Ananda inicia sua jornada a frente da ABL com o vice-presidente e cordelista Robson Batista, os escritores Antônio Galdino como tesoureiro, Vivaldo Mota 2º tesoureiro, a secretária executiva Solange Cunha, 2ª secretária Tina Laura e os conselheiros Antônio de Pádua, Celso Lacerda e Luiz Pamplona.

A chefe de gabinete Marileide Carvalho e a diretora municipal de cultura, Emília Moreno prestigiaram o evento, salientando a importância da ABL para o fortalecimento das ações culturais, literárias e valorização dos escritores da terra.

“A Associação Barreirense de Letras é uma grande colaboradora da cultura, e contamos com a participação de seus membros no Conselho Municipal de Políticas Culturais. Nossa meta agora será buscar ações para fortalecer e contribuir para que a ABL tenha uma local para funcionamento e reuniões, além é claro de contar com a parceria na FLIB”, disse Emília Moreno.

Durante o evento, os escritores da ABL prestaram homenagens aos membros in memoriam, citando a ilustre colaboração de Lélia Rocha e do jornalista Vinicius Lena. Na oportunidade a diretora de cultura de Barreiras, Emília Moreno, informou que o prefeito Zito Barbosa estará homenageando a memoria de Lélia com a instituição do troféu Lélia Rocha, que se destina a premiar destaques do Carnaval Cultural no Circuito Zé de Hermes.

Ao final, a nova presidente Ananda Lima agradeceu o apoio, e reforçou que estará buscando a aprovação do projeto de lei que reconhece a ABL como instituição de utilidade pública, bem como buscará a edificação de uma sede própria para a academia.