Valorização da vida é destaque no 1º Café Literário do EJA na Escola Municipal Santa Luzia, em Barreiras

Um encontro especial para falar da vida em textos, versos e poemas na noite de quinta-feira (21), culminou o projeto dos estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal da Santa Luzia. Com a presença de professores, estagiários da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), escritores e coordenadores pedagógicos, os estudantes receberam os convidados para o 1º Café Literário do EJA.

No espaço preparado com o tema comemorativo ao Dia da Consciência Negra, jovens e adultos emocionaram o público com a exposição de dissertações, poesias e cordéis. As estagiárias do curso de Pedagogia da UNEB, além de acompanhar o projeto, também foram leitoras dos textos e produções. A escritora, membro da ABL e professora Ananda Lima prestigiou o evento, levando uma pequena mostra do projeto Cartas para Vida, que também tem ajudado pessoas com quadro de depressão a superar as fases da doença.

O subtenente e coordenador da Seção de Valorização Profissional da Policia Militar da Bahia em Barreiras, Romenil de Souza Lima, e um dos parceiros do projeto Cartas para Vida, participou do Café citando a sensibilidade e desenvolvimento dos estudantes. “Um evento incrível, sensível e que valoriza a história de vida dos estudantes do EJA. Aqui eles contaram seus dias, seus problemas e também alegrias por meio da literatura de cordel, e já pedimos a escola que no próximo ano, o Cartas para Vida faça parte desse projeto”, disse o subtenente.

O projeto foi acompanhado pelas coordenadoras pedagógicas Luzimar Santos e Jenilza Rodrigues dos Santos, a diretora Adilma Vilela e a vice diretora Rosana, que ainda receberam a presença do vereador Alcione Rodrigues e da subdiretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Neuraci da Silva. Emocionada, a coordenadora elogiou o desempenho, comprometimento da turma e a troca de experiências.

“Uma noite emocionante, cheia de histórias reais e de muita literatura também, era esse o nosso propósito, a humanização do espaço escolar. Conseguimos proporcionar uma fusão de horizonte pelo encontro do mundo literário e o mundo do estudante que vivenciou cada palavra lida pelas estagiárias. Nosso trabalho continua, sempre primando pela formação, conhecimento e aprendizagem”, disse a coordenadora pedagógica, Luzimar Santos.