Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel recebe atividade dinâmica sobre saúde e hábitos alimentares

Na manhã desta terça-feira, 19, cerca de 40 pessoas entre crianças, idosos e gestantes participaram do evento “Nutrir-se de alimentos e sentimentos”, realizado por acadêmicos do curso de nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, na Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel. Com dinâmicas de grupo e atividades lúdicas, o objetivo foi alertar sobre a importância dos bons hábitos alimentares e a implicância da alimentação na saúde do corpo e da mente.

Segundo a enfermeira Zil Borges, que coordena a unidade, comer não é apenas um ato fisiológico, “acabar com a fome” envolve também a cultura, os hábitos alimentares e é um momento de socialização entre amigos e familiares. “É preciso ficar atento ao equilíbrio entre o consumo de alimentos naturais e industrializados, pois os alimentos industrializados na sua maioria são ricos em açúcar, sal e gordura, além de aditivos químicos que são prejudiciais à saúde”, ponderou.

Na atividade, que contou com a presença da professora do curso de Nutrição da UFOB, Denise Xavier, e Nélida Cunha, coordenadora de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, também foram discutidos aspectos como a compulsão alimentar e os hormônios do prazer liberados “no ato de comer”. A equipe destacou ainda que é preciso observar as emoções para que a comida não seja apenas um meio de extravasá-las.

Os presentes também participaram de um café da manhã com base na proposta “descascar mais e desembalar menos”, para manter uma alimentação saudável.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo