Simulações práticas ajudam profissionais do SAMU aprimorar técnicas de atendimento

samu1

Oferecer mais segurança, agilidade e excelência nos Atendimentos Pré-Hospitalares (APT), realizados pelas equipes do SAMU regional Barreiras, foram objetivos do treinamento oferecido a 88 participantes de 23 municípios do Oeste. A capacitação foi na última sexta-feira, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras e contou com quatro oficinas e simulações da prática diária dos socorristas.

samu2

O coordenador do SAMU de Brotas de Macaúbas, Gilvan dos Santos Filho, trouxe oito profissionais de sua equipe. Acostumados com situações que requerem habilidade e controle emocional, os participantes viram nas oficinas uma forma de aprimorar as práticas diárias. “Somos a equipe mais próxima a Serra da Mangabeira, local em que ocorrem acidentes com bastante freqüência. Esse treinamento foi fundamental para aperfeiçoar as técnicas de atendimento, mesmo que rotineiras”, disse.

samu3

Uma oficina foi destinada exclusivamente para resgate de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito. Técnicas de retirada dos veículos por meio de equipamento específico para este fim foram demonstradas. Também foram feitas simulações para atendimentos a vítimas de choque elétrico acompanhado por queda, situações de  parada cardio-respiratória, de queda de cavalo e resgate de difícil acesso.

“Buscamos oferecer aos profissionais de nossa regional, preparo psicológico e físico necessários para um bom atendimento. Esse evento superou nossas expectativas porque serviu para avaliar como está a atuação de nossos profissionais. A proposta é realizar novos treinamentos a cada dois meses, suprindo as demandas apresentadas”, avaliou a coordenadora da regional Barreiras, Silvânia de Souza.