Semana do Cerrado: Mascote Guarazinho visita CMEI Edina dos Passos de Deus e reforça mensagem de coleta de resíduos eletrônicos

Os pequenos aprendizes do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Edina dos Passos de Deus, fizeram a festa nesta manhã de quarta-feira, 20, com a chegada do Guarazinho, mascote da Semana do Cerrado de Barreiras. Acompanhado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Guarazinho visitou as salas de aula da educação infantil e os pequenos abraçaram, distribuíram sorrisos e animação, ouvindo atentamente as orientações sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A estratégia faz parte das atividades da Semana do Cerrado nas escolas, que nesta edição reforça a mensagem da coleta Logística Reversa de Resíduos Eletrônicos. A diretora do CMEI, Edinéia Araújo explicou que durante o mês foram desenvolvidos estudos com o tema de Fauna e Flora dentro do contexto do descarte de resíduos eletrônicos.

“Preparamos a escola com painéis verdes e espaço para a coleta de eletrônicos, além de levar para dentro da sala de aula a temática da fauna e flora do Cerrado, explicando para as crianças que devemos descartar eletrônicos que não funcionam mais em lugares adequados e não no lixo doméstico. Solicitamos aos pais que trouxessem seus equipamentos sem uso, e conseguimos uma grande quantidade de resíduos eletrônicos”, disse Edinéia.

O coordenador de educação ambiental Ronaldo Ursulino, que se veste de mascote Guarazinho todos os anos para incentivar a preservação do bioma Cerrado, destacou o resultado positivo da coleta e o aprendizado dos pequenos sobre questões de cuidado, respeito e cooperação.

“O Guarazinho já se tornou amigo da criançada, e a nossa intenção é que através desse mascote, os nossos estudantes despertem a conscientização para preservação do meio ambiente, principalmente do nosso bioma cerrado. O resultado tem sido surpreendente, e os pais estão colaborando trazendo seus resíduos eletrônicos, tirando dúvidas e nos ajudando a fazer o descarte adequado”, explica Ronaldo Ursulino.

A campanha para coleta de resíduos eletrônicos segue até sexta-feira, 22, nas Escolas Municipais e CMEI´s, além de escolas particulares, universidades e empresas privadas. No sábado, 23, as atividades serão finalizadas com a tradicional limpeza do Rio Grande no Cais de Barreiras.

Dircom/PMB – 20.9.2023