Semana da Pátria em Barreiras: Escolas Municipais realizam desfiles cívicos nos bairros

Durante toda semana, escolas da rede municipal de ensino de Barreiras realizaram desfiles cívicos pelas ruas dos bairros, envolvendo a comunidade e despertando o resgate dos símbolos nacionais e temas ligados a educação, meio ambiente e trânsito. A programação pedagógica foi definida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e envolveu escolas da zona urbana e rural em momento de cidadania e civismo.

O primeiro desfile movimentou o bairro São Pedro, que no dia 01 de setembro recebeu as crianças da Escola Major Cândido acompanhadas pela Fanfarra do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna. As crianças e jovens percorreram as ruas com a cara pintada de verde e amarelo, com faixas, adereços e temas ligados a educação.

Na quarta-feira, 05, foi a vez dos alunos da Escola do Parque em Barreirinhas e Paulo Freire do Conjunto Habitacional Rio Grande também levarem para ruas, muito verde e amarelo, além da mensagem de preservação ambiental e educação. Os alunos do EJA do Paulo Freire também participaram do desfile, chamando atenção dos moradores com a musicalidade da fanfarra.

Nesta manhã de quinta-feira, 06, antecedendo as comemorações do dia 07 de Setembro, mais três escolas da zona urbana desfilaram em suas comunidades. Na Santa Luzia, mais de duzentos alunos marcharam pelas ruas do bairro e Avenida Castelo Branco, com a colaboração da Fanfarra da Escola Valdete Piedade de Holanda, levando a mensagem de paz, união, respeito e integração, trabalhando o tema “Educação Responsabilidade de Todos e Cada Um”. O Colégio Municipal Tarcilo Vieira de Melo e a Escola CAIC Murilio de Avellar Hinger também desfilaram, com muito patriotismo, fanfarra, crianças com mensagens de conscientização, pedindo segurança e paz para todos os brasileiros.

A equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer acompanhou a programação, e a secretária Cátia elogiou o trabalho pedagógico e a desenvoltura dos alunos. “Todas as escolas estão de parabéns, os professores, diretores, alunos e pais envolvidos, demonstrando patriotismo, cidadania, solidariedade e compromisso. Fiquei encantada com tantas cores, alegria, a participação das fanfarras e a recepção das comunidades, que estão convidadas para assistirem o Desfile Cívico Oficial do dia 07 de setembro”, disse a secretária.

Civismo, cores e alegria na escolas do campo
As escolas da zona rural também deram um show de amor à pátria. Na manhã de quarta-feira, 05, os alunos da Escola Manoel Rocha Filho localizada no Km 30 e da Escola São João no Riachinho saíram pela comunidade caraterizados com temas da natureza, símbolos de trânsito, com as bandeiras do Brasil e de Barreiras, emocionando os moradores.

No dia 12, o evento cívico acontecerá no povoado Rio de Pedras com o desfile da Escola Santa Luzia, finalizando as comemorações no dia 14, na Escola Pedro Cavalcante da Silva na comunidade de Barreiras Sul.