Segurança e Mobilidade: Prefeito Zito Barbosa entrega à população do Barrocão de Baixo uma nova ponte construída em pré-moldado de concreto

Com foco no desenvolvimento, nesta quinta-feira (10), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, entregou mais uma nova estrutura que passa a garantir segurança e plenas condições de trafegabilidade para os moradores do Barrocão de Baixo. A entrega da nova ponte denominada Rodolfo Joaquim de Oliveira, construída em concreto e pré-moldado com 12 metros de comprimento e sete metros de largura, contou com a participação dos moradores, que juntos, acompanharam esse momento que entra para a história da comunidade.

A nova estrutura também irá assegurar o transporte de insumos e o escoamento da produção para os moradores que residem no Barrocão de Baixo, e nas comunidades do Barrocão de Cima, Prata, Gameleira, Mucambo, Serra Talhada e São José do CTI. O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; os vereadores Otoniel Teixeira, Valdimiro José, B.I Ayres, Rodrigo do Mucambo, Hipólito dos Passos, Yure Ramon, Teteia Chaves, João Felipe, Francisco Sobrinho e Silma Alves. O líder comunitário Nem do Barrocão, secretário e subsecretária de Infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, o chefe de gabinete, Melchisedec Neves e demais secretários e subsecretários do município também participaram do momento.

O lavrador Manoel Joaquim de Oliveira, filho do homenageado Rodolfo Joaquim de Oliveira, falou da emoção da família de receber a homenagem e a importância da ponte para a comunidade. “Estamos muito emocionados com a entrega dessa obra e a homenagem ao meu pai, que ficará marcado na nossa memória para sempre. De fato ele era uma pessoa que trabalhou muito nessa comunidade e merecia ser lembrado nessa importante construção. Agradeço ao prefeito e toda sua equipe por essa sensibilidade de cuidar do Barrocão com tanto carinho, desde a construção da unidade de saúde, asfalto em toda localidade, a entrega dessa ponte e ainda a construção de uma escola modelo, nessa zona rural”, destacou seu Manoel Joaquim.

Do mesmo sentimento compartilharam os amigos Júlio Conceição e Manoel Alves que acompanharam de perto a cerimônia de inauguração. “Muito já foi feito aqui, mas para nós, moradores do Barrocão de Baixo, essa foi a obra mais decente que esse governo fez nesta comunidade. Essa nova ponte irá dar acesso a todos, uma obra muito importante e agradecemos muito a Prefeitura por esse cuidado”, pontuou Júlio.

A construção da Ponte Rodolfo Joaquim de Oliveira que foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, seguiu diversas etapas, desde o preenchimento das manilhas com concreto ciclópico, fundações, aplicação das estruturas e contenção com aterro até a conclusão com asfalto e guarda corpo em aço. Para o prefeito da Capital do Oeste, a entrega dessa obra reforça o cuidado com o bem-estar, segurança e na qualidade de vida dos moradores, inclusive, para os ciclistas que praticam esporte na região.

“Essa foi mais uma noite de muita emoção e de alegria. Recentemente recebemos a notícia que muito nos alegrou e incentivou a continuar trabalhando por Barreiras. Nosso município ficou em primeiro lugar na Bahia e terceiro lugar no Nordeste em gestão, bem-estar, infraestrutura, segurança e serviços básicos, dessa maneira, estamos entregando mais uma obra que atenderá essa comunidade do Barrocão de Baixo e outras circunvizinhas, melhorando a trafegabilidade dessas comunidades na ligação com a zona urbana. Vamos continuar trabalhando para que Barreiras possa continuar se destacando não somente na Bahia, mas em todo Brasil, crescendo e seguindo em frente”, pontuou Zito Barbosa, após o descerramento da placa inaugural.

Dircom/PMB – 11.8.2023