Secretário de Segurança de Barreiras se reúne com delegados da Polícia Federal para alinhar estratégias de colaboração na proteção das escolas no município

Buscando estratégias para ampliar a colaboração na proteção das escolas no município, nesta segunda-feira (10), o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Júnior Sampaio, esteve reunido com os delegados da Polícia Federal, Gideão Ribeiro de Sousa e Micael Granja.

Na oportunidade, os delegados esclareceram sobre as linhas de atuação da Polícia Federal, no tocante a apuração e investigação de ocorrências, bem como de ‘fake news’ que têm sido propagadas e que geram intranquilidade na comunidade escolar, destacando que esse trabalho se desenvolve num processo de colaboração com as demais forças de segurança, como a Polícia Civil, Polícia Militar, e a Guarda Civil Municipal.

“A Polícia Federal em Barreiras têm recebido várias denúncias da população sobre postagens e supostas ameaças, que envolvem as escolas. Estamos acompanhando de perto, atentamente, todas essas informações e publicações, e de forma colaborativa encaminhando à Polícia Civil, que tem a prerrogativa da investigação por se tratar do envolvimento de menores”, pontuou o delegado Micael Granja.

As medidas de segurança e proteção às escolas tem sido pauta recorrente das forças de segurança, e o delegado Gideão Ribeiro de Sousa pontuou que a população precisa e deve estar atenta, denunciando qualquer ação que considere suspeita. Para isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou o canal https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura, exclusivo para recebimento dessas informações. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. “A Polícia Federal atua em conjunto com outros órgãos de segurança pública, agindo presencialmente e coibindo essas ameaças que normalmente são Fake News”, destacou.

Conforme o secretário municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, ações conjuntas entre os diferentes órgãos de segurança acontecem diariamente, para proporcionar tranquilidade aos pais, alunos e professores. “Aqui em Barreiras, estamos fazendo o monitoramento de todos os casos suspeitos, além dessa parceria com as forças de segurança que atuam no município, intensificamos as Rondas Escolares com a GCM e a PM. Pedimos que a população mantenha a calma, não deixe de levar seus filhos às escolas e fiquem atentos ao comportamento de seus filhos, e que denuncie qualquer atitude suspeita para que possamos encaminhar as investigações necessárias”, ressaltou Júnior Sampaio.

Dircom/PMB – 11.4.2023