Secretarias da Prefeitura de Barreiras articulam mobilização integrada para a realização da Conferência das Cidades 2023

A Capital do Oeste se prepara para a realização da Conferência das Cidades 2023. Considerado um espaço estratégico de interlocução entre o poder público e a sociedade civil organizada, o encontro público é uma oportunidade para debater e apontar questões fundamentais ao desenvolvimento urbano local. Nesta edição, a Conferência das Cidades estará debatendo a temática “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Integrando o Campo e a Cidade para o Desenvolvimento Sustentável” e elegendo os delegados para as Conferências Estadual e Nacional.

Pensando nos detalhes para construção do estudo panorâmico da política urbana do município, a Prefeitura de Barreiras através das Secretarias de Assistência Social e Trabalho, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Planejamento, Infraestrutura, equipe técnica do Núcleo de Regularização de Imóveis – NRI e representante da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Ufob, se reuniram na tarde desta quinta-feira, 27, na sala de reuniões do NRI, para elencar as ações setoriais.

A técnica em habitação de interesse social, Keila Moreira, conduziu a reunião apresentando o formato e temas que serão discutidos durante a conferência e coletando informações sobre o desdobramento dentro de cada secretaria. “Esse é um momento que estamos iniciando a construção intersetorial, buscando ações conjuntas entre as secretarias para implementar uma política urbana dentro do tema central, promovendo assim, um profundo diálogo dos poderes públicos e população nos diversos territórios”, disse Keila.

A assessora técnica do Núcleo de Regularização de Imóveis, Tamires Santos, apresentou os dados da regularização dentro do projeto Morar Legal, onde mais de 4.400  processos foram concluídos, em diversos bairros do município pelo REURB Social, dados estes, que destacam Barreiras como a cidade que mais regulariza imóveis na Bahia.

A secretária de Assistência Social e Trabalho, Dícíola Baqueiro participou do encontro evidenciando a importância da gestão cooperada e participativa dentro do processo construtivo.

“Esse primeiro encontro tem como objetivo promover a integração das Secretarias dentro da construção e consolidação da Conferência das Cidades, que permeia a discussão, avaliação, sugere o fortalecimento da cultura política democrática urbana, o direito à cidade, a função social da propriedade, inclusive dos bens públicos, colocando assim, o poder público e a população urbana e rural, como pilares fundamentais. Tudo isso assegurando a integração urbana e rural, proporcionando atendimento de modo sustentável às pessoas, e tentando diminuir as desigualdades socioespaciais. Pretende, também, refletir sobre a vida coletiva nas cidades e a sustentabilidade ambiental”, reforçou a secretária.

Dircom/PMB – 27.07.2023