Secretaria Municipal de Saúde realiza Projeto Cuidar de Quem Cuida para equipe multiprofissional do Hospital Municipal Eurico Dutra

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Projeto Cuidar de Quem Cuida, idealizado pela equipe cirúrgica do Hospital Municipal Eurico Dutra, em três encontros desenvolvidos no mês de junho para a equipe multiprofissional. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no Centro Cirúrgico, na Clínica Cirúrgica e na Central de Material Esterilizado – CME, receberam orientações quanto aos cuidados nos procedimentos pré e pós operatórios.

Desde fevereiro, a Secretaria retomou com as cirurgias eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra. Até o momento já foram realizados aproximadamente 1.680 procedimentos nas áreas de urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia a e cirurgias gerais.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, nesses primeiros encontros a educação continuada para os profissionais teve temas relevantes para o dia a dia no trabalho, como: cuidados de enfermagem no pós operatório imediato; curativos cirúrgicos, cuidados de enfermagem no manejo com drenos e sondas; e no preparo e administração dos medicamentos.

“Esses momentos permitem a interação e troca de experiências da equipe, essa capacitação contribui para uma melhor assistência aos pacientes que procuram pelos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, dessa forma, as palestras ministradas nesses três encontros buscaram retratar os cuidados que devemos ter nos procedimentos cirúrgicos”, destacou Jamile Rodrigues.

Na tarde dessa sexta-feira, 29, as equipes encerraram as atividades com orientações práticas em torno do protocolo de diluição, procedimentos necessários no preparo e administração dos medicamentos, em seguida, fizeram uma confraternização em ritmo junino, comemorando os festejos de São Pedro.